Energia elétrica

CCEE registra primeiro contrato de energia via Plataforma de Integração

Operação inédita foi realizada por meio de ferramenta integrada ao Sistema de Contabilização e Liquidação – CliqCCEE da Câmara de Comercialização.

Assessoria CCEE/Redação
14/06/2016 11:50
CCEE registra primeiro contrato de energia via Plataforma de Integração Imagem: Divulgação Visualizações: 703

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE anuncia o primeiro registro de contrato realizado diretamente por meio de sua Plataforma de Integração, ferramenta tecnológica que conecta os sistemas da instituição com aqueles utilizados pelos agentes do setor elétrico. A utilização foi feita pela comercializadora Elétron Energy via software específico para controle e gestão dos processos de comercializadoras de energia, desenvolvido pela Thunders.

O registro de um contrato de energia por meio da Plataforma de Integração representa a confirmação de um importante marco para a evolução tecnológica na comercialização de energia elétrica no país. “Totalmente engajada ao movimento global de Transformação Digital, a CCEE vem desenvolvendo soluções a partir de uma estratégia tecnológica de 3is – Inovação, Inteligência e Integração. Na era da conectividade e da interatividade, processos manuais, custosos e ineficientes são inaceitáveis. A Elétron e a Thunders estão entre aquelas empresas de espírito inovador que decidiram capturar o mais cedo possível os enormes benefícios oferecidos pela Plataforma de Integração.”, destaca Dario Almeida, gerente-executivo de arquitetura de sistemas da CCEE.

André Cavalcanti, diretor da Elétron Energy, empresa que fez o registro inédito, lembra que já havia uma necessidade de otimizar os processos junto à CCEE. “Cada novo cliente demanda novos registros de contratos e o envolvimento de profissionais de diversas áreas da empresa em toda a operação, processos antes feitos de forma manual. O momento propício ao crescimento do mercado livre de energia fez com que registrássemos um aumento de 200% no número de clientes nos últimos meses. Por isso, decidimos pela adoção da ferramenta integrada ao sistema da CCEE para o registro dos contratos de nossos clientes,” afirma.

De acordo com o diretor da comercializadora, com o aumento de operações para registro de contratos, a probabilidade de erros também fica maior. “Com a adoção da ferramenta integrada à plataforma da CCEE, conseguimos reduzir a carga de trabalho das equipes envolvidas e, principalmente, garantir segurança às operações. Agora, basta um único clique e toda documentação é inserida no sistema da CCEE instantaneamente, minimizando a possibilidade de erros”, explica Cavalcanti.

“A operação inédita leva o mercado a um novo patamar em termos de tecnologia de informação, uma vez que os sistemas dos agentes se comunicam diretamente com a CCEE. Com essa funcionalidade, há mais segurança e praticidade no registro das operações, reduzindo custos operacionais e aumentando significativamente a segurança de todo o processo”, comenta Mateus Andrade, CEO da Thunders.

Segundo o executivo, além do registro de contrato, a integração com a plataforma da CCEE aborda todos os processos do dia a dia como o controle de posições, contas a pagar, controle de penalidades etc. “Ainda há muitos agentes que fazem todos esses processos de forma manual e o uso da Plataforma de Integração pode reduzir de forma significativa o risco operacional”, completa.

A Plataforma de Integração pode ser acessada e utilizada por todas as empresas associadas à Câmara de Comercialização que utilizam sistemas de gestão de energia, desde que atendidos os procedimentos de adesão ao serviço. Os requisitos técnicos para conexão e os procedimentos para adesão estão disponíveis no site da entidade (www.ccee.org.br).

Atualmente, a CCEE possui mais de 24 mil contratos de energia registrados, além de receber diariamente dados de mais de 20 mil medidores sobre o consumo e geração de energia dos mais de 3.700 agentes associados à Câmara de Comercialização.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.