Logística

Bunker One e Acelen aproximam-se da marca de 50 embarcações abastecidas nos três primeiros meses de atuação na Baía de São Marcos

Para 2024, expectativa é de crescimento de até 50% nas operações. Atividade já causa impactos positivos nos negócios da região e na economia do estado do Maranhão

Redação TN Petróleo/Assessoria
22/12/2023 11:04
Bunker One e Acelen aproximam-se da marca de 50 embarcações abastecidas nos três primeiros meses de atuação na Baía de São Marcos Imagem: Divulgação Visualizações: 796 (0) (0) (0) (0)

A parceria entre a Bunker One e a Acelen para abastecimento de embarcações na área de fundeio da Baía de São Marcos (MA) completa os três primeiros meses com sucesso. Até o fim deste mês, 50 grandes cargueiros e petroleiros devem ser abastecidos na localidade, o que confirma a importância estratégica da operação e o potencial da região, que vem registrando aumento em todos os terminais do complexo portuário. Para 2024, a expectativa é de um crescimento entre 40% e 50% no total de abastecimentos. 

"É a confirmação do sucesso da nossa parceria com a Acelen, que proporcionou a cobertura de uma área geográfica extremamente estratégica e com uma forma única de atuação. Estamos certos de que a demanda de abastecimento na região vai crescer de forma significativa no ano que vem", afirma Flavio Ribeiro, CEO da Bunker One Brasil, empresa líder na comercialização de combustíveis marítimos.

"É importante destacar que a operação segue em regime permanente e em ascensão. Hoje, 15% de nossa produção está destinada ao bunker Brasil, e estamos buscando dobrar esse número. Manteremos nosso foco em produzir e entregar o melhor produto ao cliente, ampliando a competitividade ao abastecimento de bunker, que, por consequência, impacta positivamente na economia de São Luís do Maranhão," disse Cristiano da Costa (foto), vice-presidente Comercial, Trading e Shipping da Acelen, empresa de energia gestora da maior refinaria produtora desse tipo de combustível no país.

Um dos destaques da nova operação é o fornecimento a navios que não teriam escala programada na Baía de São Marcos e passaram a planejar paradas estratégicas na região exclusivamente para abastecimento. Conhecido como bunker-only calls, esse procedimento representa 15% do volume abastecido até o momento. O abastecimento na área de fundeio é uma alternativa logística atraente e eficiente, pois possibilita que o fornecimento de combustível não interfira nas operações de carga e descarga nos terminais, otimizando o tempo de espera com redução de custos e das taxas portuárias.

"Já nesses três primeiros meses, sentimos uma mudança significativa no entorno. A atividade portuária aumentou, o que trouxe novos negócios para as empresas que atuam no local, como agências marítimas e prestadoras de serviços, e gerou mais empregos. Percebemos que o número de contratações foi maior que nos últimos anos, o que, claro, também gera um impacto positivo para a economia de todo o estado", diz Lidia Pflueger, presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Maranhão (Syngamar).

Sobre a Bunker One - A Bunker One é subsidiária do grupo dinamarquês Bunker Holding, líder global no fornecimento e comercialização de combustíveis marítimos, com cerca de 15% de marketshare global. Com mais de 60 escritórios em 32 países, a Bunker Holding opera globalmente e atua como physical supplier por meio da Bunker One. No Brasil, a empresa é a única fornecedora de combustíveis marítimos com controle de todas as etapas da operação, oferecendo experiência local e cobertura global. Saiba mais em https://bunkerone.com/

Sobre a Acelen - A Acelen é uma empresa de energia proprietária da Refinaria de Mataripe e seus ativos logísticos na Bahia. A companhia foi criada pela Mubadala Capital, subsidiária de gestão de ativos da Mubadala Investment Company. A Acelen tem como propósito ser um agente da evolução do novo cenário brasileiro de energia. A empresa prioriza a excelência operacional, com foco em um mundo mais sustentável, empenhada em participar ativamente da transição energética no país. Saiba mais em https://acelen.com.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Terminais
APM Terminals Suape lança pedra fundamental de investime...
22/11/24
Resultado
Porto de Santos atinge a maior marca entre os meses de o...
22/11/24
Resultado
Subsea7 atinge US$ 321 milhões em EBITDA ajustado no 3T2...
21/11/24
Visita
Porto do Rio de Janeiro recebe vice-prefeito de Rotterda...
19/11/24
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro recebe três gigantes dos mares n...
19/11/24
Logística
Vast Infraestrutura realiza primeira operação no Termina...
18/11/24
Logística
Iniciativa do Super Terminais, píer flutuante em Itacoat...
14/11/24
Resultado
Porto de Imbituba tem o melhor outubro da história
14/11/24
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 99 mil bpd em setembro
13/11/24
Licitação
Programa TP 25: Transpetro abre resultado da licitação p...
11/11/24
Resultado
Petrobras divulga lucro de R$ 32,6 bilhões no 3º trimes...
08/11/24
Telecomunicações Offshore
NexusWave: Conectividade Marítima Confiável e Sem Interr...
07/11/24
Marinha do Brasil
Grupo EDGE amplia parceria com a Marinha do Brasil para ...
06/11/24
Certificação
Foresea recebe, pelo quarto ano seguido, certificação de...
06/11/24
E&P
ANP lança segunda fase do GeoMapsANP com novos dados e f...
06/11/24
BRANDED CONTENT
Estudo comprova eficiência do corte a plasma na manutenç...
02/11/24
Pré-Sal
FPSO Almirante Tamandaré chega ao Campo de Búzios
01/11/24
Pré-Sal
Com 3,681 de milhões de boe, pré-sal tem recorde de prod...
01/11/24
Pré-Sal
MODEC contribui com quase 40% da produção da Petrobras e...
01/11/24
E&P
Navio-sonda NORBE VIII, da Foresea, deixa Baía de Guanab...
01/11/24
Resultado
Maersk reporta resultados sólidos no terceiro trimestre ...
31/10/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21