Assessoria Unica/Redação
No Brasil, a cana-de-açúcar não representa apenas divisas valiosas para a balança comercial, mas também um papel estratégico para a agricultura sustentável. Reforçando o potencial da cana no atual cenário mundial de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEEs), diversos subprodutos da planta (açúcar, etanol e bioplástico) fabricados pelo setor sucroenergético brasileiro foram apresentados no “Forum for the Future of Agriculture (FFA)”, realizado na segunda quinzena de março (22/03), e que reuniu 1.800 pessoas na capital da Bélgica, Bruxelas.
A divulgação ocorreu por meio de um estande coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e compartilhado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em parceria com o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Graças ao projeto “Brazilian Sugarcane Ethanol”, mantido pela Apex-Brasil e UNICA, que busca impulsionar as exportações do etanol brasileiro, a presidente da entidade sucroenergética, Elizabeth Farina, compareceu ao evento patrocinado pela empresa Syngenta. A programação incluiu a participação de especialistas e autoridades de alto escalão da União Europeia, como o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, do diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), e do economista Jeffrey Sachs.
Posicionado estrategicamente, o estande teve um bom fluxo visitas. No local, folders e vídeos apresentaram os benefícios econômicos, sociais e ambientais proporcionados pela indústria canavieira do Brasil. Para testar e aprofundar o conhecimento do público internacional à respeito do tema, foram disponibilizados tablets com um QUIZ de dez questões relativas às diferentes utilizações dos produtos da cana como fonte de alimentação, geração de energia elétrica renovável e de biocombustível.
Aproveitando a visita do comissário europeu, Phil Hogan, o time da UNICA entregou um exemplar do livro “Imagens do etanol Brasileiro”, produzido pela entidade, e que traduz em 120 fotografias a experiência e o pioneirismo do setor sucroenergético brasileiro, da lavoura ao processo produtivo dos derivados da cana.
Fale Conosco