Energia Solar

Brasol inaugura sala de monitoramento 24/7 para gestão de ativos no Brasil em tempo real

A sala em São Paulo recebe imagens de 300 câmeras instaladas nas 65 usinas por todo o país

Redação TN Petróleo/Assessoria
20/05/2024 16:02
Brasol inaugura sala de monitoramento 24/7 para gestão de ativos no Brasil em tempo real Imagem: Divulgação Visualizações: 494 (0) (0) (1) (0)

Para a Brasol, empresa investida da Siemens e BlackRock e consolidada no mercado de transição energética com projetos de geração de energia limpa, garantir que as usinas fotovoltaicas estejam operando em seu melhor desempenho é fundamental. Tão importante quanto entregar o projeto é fazer com que ele esteja em sua capacidade máxima de operação, sem instabilidade, com disponibilidade de energia, segurança e eficiência. Por isso, a empresa inaugurou em sua sede, em São Paulo, o Network Operation Center (NOC). De lá, 65 empreendimentos da Brasol espalhados pelo Brasil são monitorados em tempo real, 24/7.

"Para garantir a plena operação das usinas, precisamos estar atentos a tudo o que acontece, desde o monitoramento em tempo real para ativos de geração até a vigilância constante e envio de parceiros locais quando ações corretivas são necessárias", afirma Ty Eldridge, CEO da Brasol. "O monitoramento visual permite atuar com agilidade e precisão no caso de qualquer intercorrência ou incidente", detalha Allan.

A sala de monitoramento, que ocupa uma área de 55 metros quadrados, abriga um vídeo wall profissional composto por 21 painéis de alta resolução, totalizando uma dimensão de 1,73m de altura por 7,14m de largura. As imagens capturadas pelas 300 câmeras instaladas nas usinas são exibidas em tempo real, permitindo uma vigilância contínua 24 horas por dia, 7 dias por semana. O time dedicado a monitorar as telas é formado por cinco mulheres e um homem. "A diversidade de gênero na empresa não só enriquece nossas equipes, mas também impulsiona a inovação e oferece perspectivas diversas para enfrentar os desafios do mercado", enfatiza Marcela Pereira, coordenadora de RH da Brasol.

Gerir eficientemente os ativos é uma prioridade para a Brasol, que busca manter suas usinas operando com o máximo desempenho. Allan Mesquita, gerente responsável pela sala de monitoramento, ressalta a importância da gestão visual dos ativos para assegurar a excelência operacional, incluindo produção, disponibilidade e estabilidade de energia, além do controle de acesso e vigilância ambiental. Em caso de qualquer anormalidade, a equipe age com agilidade e assertividade, seja de forma remota ou em campo, para mitigar os riscos.

A Brasol já oferecia este serviço a seus clientes, mas com o crescimento da empresa, a sala de monitoramento foi adaptada e ampliada. Além do time próprio, outros diferenciais do NOC são a dimensão do vídeo wall SAMSUNG, que oferece qualidade e estabilidade da imagem de qualquer ponto da sala, e a possibilidade de integrar outras aplicações, como a chamada tela mista, quando é possível ver na mesma tela, imagens de monitoramento e controles de desempenho e indicadores das usinas. "Com essas funcionalidades, temos velocidade na visualização e ganhamos escalabilidade", explica Allan.

A parceria com a ITSync também foi fundamental para o desenvolvimento e implementação das soluções tecnológicas necessárias para o funcionamento do NOC. "A filosofia do cliente de sempre buscar pelas melhores soluções em tecnologia nos permitiu entregar este fantástico projeto de NOC, para o qual também contamos com o apoio da distribuidora GP Cabling, especializada em soluções para este tipo de aplicação", afirma Herberth Barbosa, IT Tech Leader da ITSync. 

Sobre a Brasol    
Especializada em soluções de transição energética no modelo de serviço e consolidada no mercado de transição energética com projetos de geração de energia limpa. Com a trajetória de mais de US$1 bi de investimento em 14 países, a empresa oferece as melhores práticas globais em soluções de energia solar, subestações, carregamento de EV, além de outras soluções. Com capital da Siemens e BlackRock, a missão da Brasol é atender o portfólio energético completo do cliente e todas as suas necessidades, permitindo que ele foque no seu core business.

Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.
A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, equipamentos digitais, sistemas de rede, memória, sistema LSI, soluções de semicondutores e LED e ajudando a proporcionar uma experiência conectada fluida por meio de seu ecossistema SmartThings e pela colaboração aberta com parceiros. Para saber as últimas notícias, visite a Samsung Newsroom em https://news.samsung.com/br.

Sobre a GP Cabling
Fundada em 1995 e renomeada em 2019, a GP Cabling é referência no mercado nacional de distribuição de produtos para Cabeamento Estruturado, equipamentos de rede e no-breaks dos principais fabricantes do mercado, reconhecidos internacionalmente. A GP Cabling and Security Solutions tem estrutura logística para atender a todo o território nacional oferecendo as melhores soluções de conectividade, redes e energia.

Sobre a ITSYNC
A ITSYNC, uma startup de Tecnologia da Informação, é pioneira em trazer inovação e inteligência estratégica para as operações de TI das empresas. Desde nossa fundação em 2021, lideramos a disrupção e a inovação no suporte de infraestrutura de TI, especialmente no mercado brasileiro. Atualmente, atendemos grandes players nacionais e estamos expandindo nossas atividades para o mercado europeu com a inauguração de um escritório em Amsterdam.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.