O diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Clayton Campanhola, e o responsável pelas atividades com a indústria naval na Agência, Jorge Boeira, participam da missão brasileira à Holanda realizada pelo Programa de Internacionalizaç&at
RedaçãoO diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Clayton Campanhola, e o responsável pelas atividades com a indústria naval na Agência, Jorge Boeira, participam da missão brasileira à Holanda realizada pelo Programa de Internacionalização da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás (ProInter P&G), nos dias 31/10 a 14/11. Os representantes da Agência participarão de visitas técnicas guiadas na Feira Europort Maritime 2009, maior feira naval do mundo, em Rotterdam. O objetivo é conhecer as tendências tecnológicas em diversos setores da indústria marítima, como construção naval, manutenção e reparação, propulsão, dragagem, navegação, eletrônica e serviços.
Durante a missão, os representantes da ABDI também participarão de reuniões com reconhecidas instituições do setor naval, além de visitas em pólos tecnológicos, agências de fomento à cooperação internacional e consórcios de empresas do setor. Campanhola e Boeira acompanharão, ainda, um encontro na Câmara de Comércio de Rotterdam, que contará com apresentações institucionais e rodadas de negócios. “Verificar o desenvolvimento tecnológico do setor e observar as necessidades do mercado são etapas importantes do processo de estímulo à inovação e aumento da competitividade das empresas brasileiras, previstos na Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) do Governo Federal”, conta Campanhola.
Para este segmento da economia, as ações da PDP estão voltadas ao fortalecimento da indústria naval, a partir das encomendas do segmento off-shore e de demandas da armação nacional, especialmente para cabotagem. “Buscamos apoiar a consolidação empresarial e a modernização da estrutura industrial do setor, estimular o investimento em pesquisa, desenvolvimento, inovação e qualificação profissional e fomentar a engenharia nacional de projetos navais. Com isso, será possível aumentar o uso de navipeças nacionais, ampliar a participação da bandeira brasileira na marinha mercante mundial, além de gerar dezenas de milhares de empregos”, explica Reginaldo Arcuri, presidente da ABDI.
A missão à Holanda também faz parte do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), que é co-financiado pela União Europeia e executado pela Agência. Segundo Patrícia Vicentini, diretora do PAIIPME, o objetivo principal do Projeto é contribuir para a inserção competitiva do Brasil na economia mundial e, em especial, reforçar os laços econômicos e comerciais com a União Europeia. “Pretendemos melhorar a capacidade das pequenas e médias empresas brasileiras para operações internacionais, aprimorar o seu conhecimento sobre mercados potenciais, melhorar o ambiente externo para operações de exportação, estabelecer parcerias com mercados-alvo e promover a adaptação de tecnologias, processos produtivos e serviços”, explica ela.
Fale Conosco