Bacia de Santos

bp avança nos planos para a significativa descoberta de Bumerangue, na costa brasileira

A bp anuncia hoje uma atualização após sua significativa descoberta de hidrocarbonetos no bloco Bumerangue, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, na costa brasileira.

Redação TN Petróleo/Assessoria bp
31/10/2025 07:40
bp avança nos planos para a significativa descoberta de Bumerangue, na costa brasileira Imagem: Divulgação bp Visualizações: 771

Após o anúncio da descoberta em agosto, análises laboratoriais iniciais e de gradiente de pressão confirmaram a presença de uma coluna bruta de hidrocarbonetos de aproximadamente 1.000 metros, incluindo uma coluna de óleo de cerca de 100 metros e uma coluna de gás-condensado rico em líquidos de aproximadamente 900 metros. Devido à presença de líquidos em toda a coluna de hidrocarbonetos, as propriedades de rocha de alta qualidade observadas e a ampla experiência da bp em tecnologia e desenvolvimento em águas profundas, a empresa acredita que o dióxido de carbono presente no reservatório pode ser gerenciado.

A bp continua realizando testes laboratoriais e outras análises para determinar as características dos fluidos, as proporções gás/óleo e condensado/gás, além de uma estimativa dos volumes e fará uma atualização oportunamente. O planejamento das atividades de avaliação está em andamento, com início das atividades de poço previsto para o início de 2027, sujeito à aprovação regulatória.

Gordon Birrell (foto), vice-presidente executivo de upstream da bp, declarou: "2025 tem sido um ano de avanços estratégicos significativos no upstream da bp, com recorde de confiabilidade das plantas, seis grandes projetos iniciados, cinco adicionais sancionados e uma série de descobertas exploratórias, incluindo Bumerangue. Ainda estamos na fase de exploração de Bumerangue, porém os resultados e análises iniciais são extremamente animadores, pois indicam uma coluna de hidrocarbonetos muito extensa e um volume significativo de líquidos no reservatório. Estamos satisfeitos com o que vimos até agora e nossa confiança no potencial deste campo aumentou. Temos uma equipe dedicada e estamos acelerando o trabalho nas atividades de avaliação propostas e nos conceitos potenciais de desenvolvimento, que incluirão a possibilidade de um sistema de produção antecipada."

Bumerangue é uma das 12 descobertas exploratórias que a bp realizou este ano em diversas bacias, incluindo o Golfo da América e a Namíbia, por meio da Azule Energy, sua joint venture independente 50-50 com a Eni.

Notas para editores:

  • A bp perfurou o poço exploratório 1-BP-13-SPS no bloco Bumerangue, localizado na Bacia de Santos, a 404 quilômetros (218 milhas náuticas) da costa do Brasil, a uma profundidade de água de 2.372 metros. O poço foi perfurado a uma profundidade total de 5.855 metros.
  • O poço encontrou o reservatório de carbonato pré-sal de alta qualidade, com uma extensão areal superior a 300 quilômetros quadrados.
  • A bp detém 100% de participação no bloco, com a Pré-Sal Petróleo S.A. como gestora do Contrato de Partilha de Produção. A bp garantiu o bloco em dezembro de 2022, durante o 1º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha de Produção da ANP.
  • A descoberta representa a maior da bp em 25 anos, reforçando o compromisso da empresa em expandir seu portfólio de upstream e estabelecer um polo de produção relevante no Brasil.
  • A bp atua no Brasil há mais de 50 anos e atualmente possui participação em seis blocos offshore, sendo a operadora em dois deles.

Sobre a bp no Brasil - A bp está presente no Brasil há mais de 50 anos e atua nos segmentos de exploração de petróleo e gás natural, no fornecimento de gás, produção de biocombustíveis e bioenergia, por meio da bp bioenergy, fornecimento de combustível para aviação e marítimo, lubrificantes por meio da Castrol, comercialização de energia e combustíveis, energia solar (Lightsource bp), além de atuar via joint-ventures em geração termoelétrica (GNA), tancagem e logística de combustíveis (Opla), e distribuição de combustíveis marítimo (Efen).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.