BNDES Crédito ASG tem condições financeiras mais atrativas para clientes que comprovem eficiência e sustentabilidade em indicadores ambientais, sociais e de governança
Redação TN Petróleo/AssessoriaDe forma inédita, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou operação que terá como contrapartida um compromisso público para realização de inventário de gases do efeito estufa. O financiamento, no valor de até R$ 32 milhões, será concedido ao Grupo Cipalam – empresa de Ipatinga/MG produtora de aços laminados – no âmbito do BNDES Crédito ASG. O programa segue o inovador conceito “linked-loan”, ofertando condições financeiras mais atrativas para clientes que comprovem a melhoria de indicadores, estimulando práticas empresariais mais eficientes e sustentáveis nos aspectos Ambiental, Social e de Governança.
“Esta é a segunda operação do BNDES no recém-criado Programa BNDES ASG, que passou a considerar aspectos ASG em seus produtos financeiros, em linha com as melhores práticas do mercado internacional. O BNDES espera que outras empresas e credores usem esta experiência para criar mecanismos análogo de incentivo à medição, ampliando o compromisso com o desenvolvimento econômico, a inclusão social e a proteção do meio ambiente”, afirmou o diretor de crédito produtivo e socioambiental, Bruno Aranha.
O Inventário para gases de efeito estufa permite o monitoramento das fontes de emissão destes resíduos. Trata-se de uma ferramenta de gestão para que empresas possam ter controle com vistas à diminuição das emissões. No caso da Cipalam, já houve inclusive a contratação de consultoria para a realização deste trabalho. O financiamento do BNDES também estipula que a empresa apresente o certificado ambiental ISO 14001. Por fim, a operação requer o atendimento de pelo menos três contrapartidas mínimas: criação e divulgação no site da empresa de política de responsabilidade socioambiental, incorporação de focos prioritários de atuação em Educação e Diversidade na política social do cliente e apresentação de relatório de sustentabilidade.
No mês passado, foi aprovada a primeira operação do BNDES Crédito ASG, no valor de R$ 110 milhões para a LIASA - Ligas de Alumínio S.A., empresa brasileira também do setor metalúrgico. Os recursos serão utilizados na execução do plano de investimentos. Entre outras ações, o plano prevê a implantação de filtros de despoeiramento nos fornos do parque industrial, reduzindo as emissões de gases poluentes na produção de silício.
BNDES Crédito ASG – O programa se propõe a apoiar diretamente planos de negócios empresariais que priorizem o desenvolvimento sustentável. A promoção do reflorestamento, o estímulo à cadeia sustentável em subsetores como mineração ou siderurugia, a ampliação do uso de energia limpa e o estímulo à conectividade digital regional são alguns dos objetivos do programa.
Saiba mais sobre o apoio do BNDES ao projeto e sobre o Programa BNDES Crédito ASG.
Sobre a Cipalam – O grupo Cipalam, fundado nos anos 1960 na cidade de Ipatinga/MG, tem como atividade principal a transformação de produtos laminados de ferro e aço. A Cipalam possui duas unidades industriais, em Ipatinga/MG e Santana do Paraíso/MG, com uma força de trabalho de 320 funcionários. Juntas, elas têm capacidade de produção de 17 mil toneladas mensais de barras e perfis laminados.
Fale Conosco
21