O governador do Paraná, Beto Richa, anunciou nesta quarta-feira o fim da dragagem emergencial dos berços de atracação do Porto de Paranaguá. “Estamos trabalhando para recuperar o tempo perdido no Paraná. Foram anos sem investimentos e melhorias e agora estamos trabalhando duro para recuperar este prejuízo. Hoje estamos concluindo a dragagem dos berços de atracação do Porto de Paranaguá que vai viabilizar o bom escoamento da safra paranaense e brasileira”, disse.
Beto Richa disse ainda que retomará o projeto, em parceria com o governo do Mato Grosso do Sul, de integração ferroviária entre os dois estados. “O Mato Grosso do Sul quer escoar a safra pelo Porto de Paranaguá. Vamos priorizar e incentivar a criação desta ferrovia para promover o desenvolvimento do Paraná e do Porto de Paranaguá. Esta ação será muito importante para o setor agropecuário paranaense”, explicou o governador.
A conclusão da dragagem dos berços de atracação retirou cerca de 110 mil metros cúbicos de sedimentos dos 14 berços de atracação do cais acostável do Porto de Paranaguá. A medida vai permitir que o escoamento da safra aconteça de maneira mais eficaz, uma vez que há seis anos não era realizada a dragagem no Porto.