Energia elétrica

Belo Monte, a maior geradora de energia do Brasil é inaugurada

Redação/Assessoria MME
18/07/2019 10:05
Visualizações: 927

Bento Albuquerque, do MME visitou ontem, 17, a maior geradora de energia do Brasil e a quarta do planeta: Usina Hidrelétrica Belo Monte. Na ocasião, o ministro acionou a 14ª Unidade Geradora da Casa de Força Principal da Usina. Com a entrada em operação de mais esta Unidade Geradora, o empreendimento se torna efetivamente a maior hidrelétrica 100% brasileira, disponibilizando ao sistema elétrico brasileiro 8.788,5 MW de capacidade instalada.

Na visita, o ministro pode sobrevoar as estruturas da UHE Belo Monte. Conheceu o Reassentamento Urbano Coletivo (RUC) Pedral, a Barragem e Casa de Força Complementar Pimental, o Vertedouro, Sistema de Transposição de Peixes, Canal de Derivação, Reservatório Intermediário e a Casa de Força Principal Belo Monte.

“A construção de Belo Monte proporciona e proporcionará muito mais que hidroeletricidade”, declarou Bento Albuquerque, durante a visita. “A obra vem gerando também desenvolvimento regional, compromissos sociais, responsabilidade ambiental, preservação cultural, educação, inovação em tecnologia do Brasil, feita por brasileiros, e sobretudo intensa integração com a população local”, acrescentou.

“Trata-se de um empreendimento que foi concebido em respeito ao meio ambiente e aos usos múltiplos dos recursos hídricos, mesmo sendo a geração hidrelétrica atividade não consumidora de água. Os projetos obedeceram às melhores práticas, princípios legais e regulatórios, incorporaram medidas mitigadoras e compensações exigidas pelos órgãos competentes no processo de licenciamento ambiental, respeitou as populações atingidas e particularmente os povos indígenas e as comunidades tradicionais”, destacou o ministro.

A entrega das obras da Usina está prevista para o último trimestre deste ano com o funcionamento das 24 turbinas, totalizando 11.233,1 megawatts (MW) de capacidade instalada. Será a conclusão de um ciclo de nove anos de implantação, com investimentos estimados em R$ 42 bilhões.

O complexo hidrelétrico, que fica no município de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, é formado por duas Casas de Força que equivalem a duas usinas: uma com capacidade de 11 mil MW (Casa de Força Principal – UHE Belo Monte) e outra com 233,1 MW (Casa de Força Complementar – UHE Pimental).

Os atuais 8.787 megawatts (MW) de potência instalada supera a capacidade de geração da Usina de Tucuruí (8.535 MW), a contribuição da parte brasileira de Itaipu (7.000 MW) e já atende a 60 milhões de brasileiros, do Norte, Nordeste e Sudeste do país por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN).

“A usina significa a ampliação da capacidade do nosso parque de geração onde predomina a energia renovável, sendo capaz de contribuir fortemente com a garantia do sistema interligado no cumprimento do papel de proporcionar energia elétrica estável e na quantidade necessária para as demandas da sociedade e do crescente parque industrial brasileiro”, enfatizou o ministro, acrescentando: “Junta-se também a emoção por constatarmos a grandiosidade e a complexidade do projeto e o que ele representa. O entusiasmo de todos que eu tive aqui o privilégio de conhecer no dia de hoje, de que a engenharia, o empreendedorismo e a indústria nacionais estão prontos a responder com a qualidade e com a presteza que a sociedade requer”.

Encerrando sua fala, Bento Albuquerque destacou o reconhecimento do presidente Bolsonaro “aos esforços despendidos, a competência e a bravura dos trabalhadores que direta ou indiretamente contribuíram para a concepção desta magnífica obra que engrandece e orgulha a todos os brasileiros”

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.