Sergipe Oil & Gas 2025

Avanço do Sergipe Águas Profundas e descomissionamento de plataformas são destaque no primeiro dia do Sergipe Oil & Gas 2025

Mercado de plataformas flutuantes e interiorização do gás natural comprimido também foram debatidos em evento que tem apoio do Governo de Sergipe

Redação TN Petróleo/Ascom Sedetec
24/07/2025 11:25
Avanço do Sergipe Águas Profundas e descomissionamento de plataformas são destaque no primeiro dia do Sergipe Oil & Gas 2025 Imagem: Ascom Sedetec Visualizações: 1013

Patrocínio de cobertura

 

Apoiado pelo Governo do Estado, o Sergipe Oil & Gas 2025 (SOG) teve início nesta quarta-feira, 23, com destaque para o avanço do projeto Sergipe Águas Profundas (Seap), liderado pela Petrobras. Considerado um dos empreendimentos mais promissores do setor energético brasileiro, o Seap posiciona Sergipe como protagonista na produção nacional de petróleo e gás nos próximos anos. A estatal também pautou o descomissionamento de plataformas, destacando as oportunidades da atividade para a indústria sergipana.

O evento, que tem apoio da gestão estadual por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e da Sergipe Gás (Sergas), acontece até sexta-feira, 25, no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju. A programação reúne gestores públicos, técnicos, especialistas e representantes da cadeia produtiva do setor.

Descomissionamento

Sergipe já está na última fase do descomissionamento nas plataformas fixas em águas rasas, com a desmobilização das estruturas em andamento, segundo o gerente-geral de Gestão de Ativos de Descomissionamento da Petrobras, Harlen Dantas. 

“O descomissionamento envolve uma série de etapas. A parada de produção já está 100% feita, o abandono dos poços começou, e agora avançamos para a limpeza e condicionamento dos sistemas submarinos e a desmobilização das Unidades Estacionárias de Produção (UEPs)”, elencou.

FPSOs

Paralelo ao descomissionamento de plataformas fixas em águas rasas, a Petrobras espera receber em setembro as propostas para unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência, conhecidas internacionalmente como FPSOs (Floating Production, Storage and Offloading) para o projeto Seap, em águas profundas.

A Petrobras conduziu duas tentativas para a contratação de FPSOs – uma no modelo BOT (Build, Operate, Transfer), em 2022, e outra por afretamento, em 2024. Para tornar o projeto mais atrativo e econômico, a empresa adotou novamente o modelo BOT, com ajustes. Entre as mudanças, estão a redução de 18% no peso seco da plataforma e simplificações técnicas que mantêm o foco em soluções de baixo carbono. 

“Mesmo com todas as modificações, conseguimos manter as soluções de baixo carbono, com equipamentos mais eficientes, menor consumo de combustível e geração de energia elétrica com recuperação térmica”, destacou o gerente do projeto Seap, Igor Aragão, durante painel no Congresso SOG.

Mercado de FPSO

Na sequência, representantes de empresas do setor debateram o mercado das FPSOs. A expectativa é de que a operação das plataformas flutuantes no Seap chegue a produzir 18 milhões de metros cúbicos de gás por dia e 240 mil barris de petróleo por dia.

Essenciais para a exploração em águas profundas, onde plataformas fixas não são viáveis, essas embarcações serão utilizadas no modelo adotado pelo Seap, que prevê operação na costa da Barra dos Coqueiros, município da Região Metropolitana, a uma profundidade de 2.900 metros da lâmina d’água.

Interiorização do GNC

Outro destaque do primeiro dia do SOG25 ocorreu na Seção Técnica, onde a Sergas conduziu uma apresentação sobre o ‘Trabalho de Interiorização da Sergas com Gás Natural Comprimido (GNC)’. A exposição foi realizada pelo diretor técnico e comercial da Sergas, Pablo Matsuo.

Transportado em cilindros, o GNC é uma forma comprimida do gás natural que se destaca por sua eficiência e menor impacto ambiental, devido à combustão mais limpa.

“A Sergas apresenta no SOG um projeto de sucesso de ‘gasoduto virtual’, para levar gás a Lagarto sem construir um gasoduto tradicional. O gás é comprimido e transportado por carretas até o cliente principal, a Maratá. Essa solução requer menos investimento, gera receita para o município e permite expandir a rede, eventualmente conectando-se a um gasoduto principal e beneficiando todos os consumidores com preços mais acessíveis”, explicou Pablo Matsuo.

SOG25

A programação do primeiro dia de SOG25 incluiu, ainda, debates e articulações nas Arenas ESG, Inovação, Comercial e de Negócios. Além de conectar fornecedores e empresas e apresentar novidades do setor, os espaços também refletiram sobre tendências do segmento e debateram o desenvolvimento territorial frente aos investimentos em petróleo e gás no estado. 

O Sergipe Oil & Gas 2025 é uma realização das empresas Austral e Brainmarket. A entrada é gratuita, mediante inscrição no site oficial do evento. Para conferir a programação completa, os interessados devem acessar: www.sergipeoilgas.com.br.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
OTC Brasil 2025
Petrobras participa da OTC Brasil 2025, no Rio de Janeiro
27/10/25
OTC Brasil 2025
Infotec Brasil chega à OTC Brasil 2025 com foco em gente...
27/10/25
Brandend Content
Intercabos® celebra 25 anos de excelência e inovação no ...
27/10/25
Evento
Encontro anual da ATP debate inovação para fomentar dese...
24/10/25
Leilão
Petrobras vence leilão e arrenda terminal RDJ07 no Porto...
23/10/25
OTC Brasil 2025
Evento reúne lideranças globais da indústria offshore e ...
23/10/25
Oferta Permanente
Equinor arremata dois novos blocos na Bacia de Campos du...
23/10/25
Margem Equatorial
Foresea estende contratos das sondas ODN II e Norbe IX c...
22/10/25
Etanol
Setor naval busca no etanol brasileiro uma alternativa a...
21/10/25
Projeto
Parceria entre Neoenergia e Estaleiro Atlântico Sul most...
21/10/25
Pré-Sal
União recebe R$ 1,54 bilhão por acordo celebrado entre P...
21/10/25
OTC Brasil 2025
PPSA realiza evento sobre Leilão de Áreas Não Contratada...
21/10/25
Petrobras
Perfuração é liberada na Margem Equatorial
20/10/25
Margem Equatorial
Manifestação da ABESPetro sobre o licenciamento da Marge...
20/10/25
Bolsa de Valores
TKMS faz listagem na Bolsa de Frankfurt: estreia bem-suc...
20/10/25
Negócio
Transpetro lança licitação para aquisição de barcaças e ...
20/10/25
Bacia de Campos
ANP autoriza retorno da produção do FPSO Peregrino
17/10/25
Exportação
Petrobras irá vender seis milhões de barris de petróleo ...
17/10/25
OTC Brasil 2025
Equinor marca presença na OTC Brasil 2025 e apresenta so...
17/10/25
Parceria
Nexio fecha parceria com Porto do Açu para projetos de i...
16/10/25
Bacia de Santos
Bacalhau, maior campo internacional da Equinor, inicia o...
16/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23