Qualificação

Aulas do Prominp ficam para o segundo semestre

Os 6.003 candidatos aprovados na seleção para o 5º ciclo do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp) em Pernambuco terão que esperar até o segundo semestre pelo começo das aulas nos cursos

Jornal do Commercio (PE)
12/01/2011 10:03
Visualizações: 354 (0) (0) (0) (0)
Os 6.003 candidatos aprovados na seleção para o 5º ciclo do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp) em Pernambuco terão que esperar até o segundo semestre pelo começo das aulas nos cursos de qualificação. A previsão era que as turmas se iniciassem no primeiro trimestre de 2011, mas o processo vai atrasar. Na prática, a demora significa que o pico de obras da Refinaria Abreu e Lima, em Suape, vai começar sem que os profissionais sejam qualificados. E, mais uma vez, será inevitável contratar mão de obra em outros Estados.
 
 
Apesar de o processo de seleção em todo o País ter sido concluído no ano passado, com a publicação do resultado dos exames em novembro, o 5º ciclo não avançou. O coordenador do Fórum Regional do Prominp, Antonio Sotero, explica que o contrato da Petrobras com a Abemi (empresa responsável pela gestão do programa) terminou e a estatal decidiu contratar uma nova executora. Nos quatro ciclos do Prominp realizados pela Petrobras no País, a Abemi foi a responsável pela interlocução com as instituições de ensino que ministram os cursos.
 
 
No Brasil, o Prominp conta com 85 instituições de ensino cadastradas. Em Pernambuco, os cursos são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “A Petrobras vai fazer uma licitação para contratar a nova empresa gestora do Prominp. Nossa estimativa é que o processo seja concluído até o final do primeiro semestre”, acredita Sotero. A empresa executora também é responsável pela implementação e fiscalização dos cursos nos Estados, pelo material didático e pelo repasse de pagamento para as instituições de ensino parceiras.
 
 
APAGÃO
 
 
O atraso no cronograma do Prominp vai acertar em cheio uma obra da própria Petrobras, a Refinaria Abreu e Lima (Rnest). Em agosto do ano passado, durante visita do então presidente Lula para visitar as obras do empreendimento em Suape, o presidente da Rnest, Marcelino Guedes, afirmou que o pico de obra aconteceria no primeiro semestre de 2011, com 23 mil operários dentro do canteiro principal, além de outros 5 mil na pré-montagem de equipamentos para a obra. Os consórcios que atuam na obra estão pedindo socorro à Agência do Trabalho de Pernambuco para preencher vagas para a área técnica no canteiro. Estão abertas 37 vagas e a convocação deverá ser feita em caráter de urgência, com previsão de uma qualificação no próprio canteiro.
 
 
Isso sem falar que Pernambuco deixou de preencher 28% das vagas do Prominp neste 5º ciclo. Tudo isso explica porque o governo do Estado decidiu criar uma Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, que terá muito trabalho pela frente e precisa começar rápido.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Paraná
Petrobras entrega primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em A...
14/08/25
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
Dutos
Transpetro investe R$ 100 milhões por ano para ampliar a...
14/08/25
Logística
Super Terminais recebe Selo Ouro e tem inventário de emi...
14/08/25
PD&I
Tecnologia brasileira utiliza inteligência artificial pa...
14/08/25
Energia Elétrica
GE Vernova fornecerá subestação de energia para fábrica ...
14/08/25
Fenasucro
Brasil terá combustível sustentável de aviação disponíve...
14/08/25
Gás Natural
Prorrogada consulta pública sobre Plano Coordenado de De...
14/08/25
Resultado
Gasmig registra crescimento de 8,5% de lucro líquido
14/08/25
IBP
Energia da Evolução: campanha do IBP explica como o petr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
Fenasucro
FenaBio estreia com debates sobre etanol, biodiesel, IA,...
14/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22