Redação TN Petróleo/Agência ANP
A reunião técnica da 15ª edição do Programa Interlaboratorial em Biodiesel (PIB 15) da ANP reuniu ontem (16/12) 71 representantes de laboratórios que analisam a qualidade do biodiesel, para discutir o desempenho analítico e a conformidade do biocombustível.
Na abertura, Cristiane Andrade, Superintendente de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos da ANP, destacou a participação expressiva e diversificada dos agentes do setor, enfatizando que essa parceria é fundamental para agregar valor ao controle de qualidade e fortalecer a capacidade laboratorial do país, conectando o PIB diretamente ao aprimoramento do Programa de Monitoramento da Qualidade do Biodiesel (PMQBio).
Em seguida, a equipe do Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas da ANP (CPT) fez apresentações com dados técnicos do PIB 15, padronização no envio de resultados e detalhamento da análise de glicerídeos, enfatizando a importância da identificação correta de picos e do uso de colunas adequadas, entre outros temas. Também foram apontados ensaios críticos, como viscosidade e teor de água, discutindo causas de desvios como limpeza e calibração.
A ANP reforçou ainda o papel do programa na melhoria contínua e que a correção de falhas analíticas e a execução correta dos ensaios garantem o cumprimento das especificações, o que é vital para a reputação do biodiesel no mercado e para a descarbonização, além de detalhar a complexidade logística envolvida na preparação e homogeneização das amostras distribuídas.
Veja a gravação da reunião e mais informações sobre os Programas Interlaboratoriais da ANP na página https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/qualidade-de-produtos/programas-interlaboratoriais
Fale Conosco