Meio Ambiente

ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunto com organização internacional

Evento debateu forma de mitigações de emissões no setor de petróleo e gás natural.

Redação TN Petróleo/Agência ANP
05/11/2025 13:21
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunto com organização internacional Imagem: Divulgação Visualizações: 784

A ANP realizou, em 4 e 5/11, o workshop "Mitigação de metano no setor de petróleo e gás do Brasil: panorama, melhores práticas e regulamentação", em conjunto com a Clean Air Task Force (CATF), organização ambiental global sem fins lucrativos que desenvolve e implementa políticas e tecnologias para combater a poluição do ar e as mudanças climáticas. O evento ocorreu no Escritório Central da Agência, no Rio de Janeiro, e debateu formas de mitigação das emissões de metano no setor de óleo e gás.

Na abertura do workshop, o Diretor da ANP Fernando Moura (foto) falou sobre a importância de parcerias entre diversos órgãos, nacionais e internacionais, na condução do tema, e que a Agência está comprometida com a redução de emissões.

"Este evento reafirma o compromisso da Agência com a transição energética e a descarbonização do setor, alinhado com a Resolução do Conselho Nacional de Polícia Energética nº 8/2024, que determina que a ANP implemente ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, principalmente metano, nas atividades de exploração e produção", afirmou.

"Nos últimos anos, a ANP vem se estruturando para essa demanda por meio de diversas ações, entre as quais: a inclusão desse tema na agenda regulatória; a cooperação técnica com o Banco Mundial; a promoção do ANP Net Zero; e o fortalecimento de programas estruturantes de pesquisa, desenvolvimento e inovação, como o NAVE (Programa ANP de Empreendedorismo) e o Programa de Formação em Recursos Humanos da Agência (PRH-ANP). Esses programas mostram que a regulação, a ciência e a inovação caminham juntas. É assim que o Brasil vem se posicionando para construir uma regulação moderna, realista e eficaz, com base no conhecimento e na cooperação", complementou o Diretor.

No primeiro dia do evento, foram realizadas palestras pela ANP, CATF, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), governo da Nigéria, Global Methane Hub, especialistas e empresas de energia, sobre temas variados, como: regulação da emissão de metano no setor de óleo e gás no Brasil e outros países; setor de óleo e gás na transição energética; melhores práticas de regulação para mitigação de emissões; entre outros.

A ANP apresentou ainda seu Painel Dinâmico de Emissões de Gases de Efeito Estufa, ferramenta interativa que dá publicidade aos dados de emissões de GEE em atividades reguladas pela Agência e foi recentemente atualizado.

No segundo dia, os participantes receberam treinamento relacionado ao CoMAT (Country Methane Abatement Tool), um sistema desenvolvido pela CATF para ajudar países a estimar as emissões de metano na indústria de petróleo e gás e planejar como reduzi-las. A ferramenta é gratuita, personalizável e usa os dados disponíveis sobre o setor de um país para criar estimativas e estratégias de mitigação. 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.