A edição 2023 contemplou cinco categorias de projetos de PD&I, duas categorias de personalidades do setor e uma categoria do PRH/ANP.
Redação TN Petróleo, Agência ANPA ANP realizou hoje (30/11) a cerimônia de entrega da edição 2023 do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica. O evento teve transmissão ao vivo pelo canal da ANP no YouTube.
O Diretor-Geral da ANP, Rodolfo Saboia, destacou, na abertura da cerimônia, a importância da Cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), presente nos contratos de exploração e produção de petróleo e gás natural.
"Os recursos oriundos da Cláusula de PD&I fomentam a indústria petrolífera nacional na busca de soluções tecnológicas e de inovações, e a diversidade de temas abrangidos tem o propósito de atender as mais variadas etapas da cadeia produtiva do petróleo e gás natural, bem como de incentivar as energias renováveis a partir do setor petrolífero. A aplicação destas tecnologias e sua incorporação nas operações da indústria é um dos caminhos para fomentar a produção no Brasil de equipamentos de tecnologia avançada, de nível mundial, gerando riqueza e empregos qualificados", afirmou.
A edição 2023 contemplou cinco categorias de projetos de PD&I, duas categorias de personalidades do setor e uma categoria do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP - PRH/ANP.
No total, foram homologadas e avaliadas 100 inscrições de projetos de PD&I, distribuídos pelas cinco categorias, e 26 inscrições de dissertações de mestrado na Categoria do PRH. Aos vencedores e finalistas de cada categoria, foram entregues um troféu e certificado atestando sua condição na premiação.
O Prêmio ANP de Inovação Tecnológica tem como objetivos:
Veja os vencedores do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2023, por categoria:
Categoria I - Projetos na área de "Exploração de Petróleo e Gás"
Título: Programa Gold - ecossistema integrado em nuvem para desenvolvimento de modelos e análise de dados para perfuração inteligente, análise geológica e avaliação de formação em tempo real
Empresa petrolífera: Repsol Sinopec
Empresa brasileira: Geowellex do Brasil Serviços Petrolíferos
Categoria II - Projetos na área de "Produção de Petróleo e Gás"
Título: PACI 3: Viabilização de uma arquitetura de completação inteligente em poço aberto 3 zonas
Empresas petrolíferas: Shell e Petrobras
Empresas brasileiras: Halliburton Brasil; Welltec do Brasil
Categoria III - Projetos na área de "Transporte, Dutos, Refino, Abastecimento e Biocombustíveis"
Título: Desenvolvimento e implantação de framework experimental e computacional para previsão e aprimoramento do desempenho de materiais asfálticos para pavimentação
Empresa petrolífera: Petrobras
Instituições: UFRJ e UFSM
Categoria IV - Projetos na área de "Meio Ambiente, Transição Energética e Descarbonização (exceto biocombustíveis)"
Título: Metodologia inovadora para especiação de hidrocarbonetos e determinação de reatividade para formação de ozônio com uso de gasolina e etanol em veículos flex para a fase L8 do Proconve
Empresa petrolífera: Petrobras
Instituição: UFRJ
Categoria V - Projetos na área de "Tecnologias Subsea"
Título: HISEP - Redução de risco tecnológico (etapa de de-risking) - desenvolvimento e construção de bomba centrífuga submarina no Brasil e testes com gás denso (rico em CO2)
Empresas petrolíferas: Petrobras e Consórcio de Libra (Petrobras, Total, Shell, CNODC, CNOOC)
Empresa Brasileira: FMC Technologies do Brasil
Instituição: UNIFEI
Categoria PRH - Dissertação de Mestrado
Título: Artificial Intelligence Aided Subsea Leakages Assessment: an Image-Based Approach
PRH: 003
Instituição: UFRJ
Autor: Gustavo Luís Rodrigues Caldas
Personalidade da Academia
Colombo Celso Gaeta Tassinari
Com graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (USP) em 1975, o homenageado tem mestrado em Geociências (Mineralogia e Petrologia) e doutorado em Geoquímica e Geotectônica, ambos pela USP. Nessa mesma universidade, foi Diretor do Instituto de Geociências e do Instituto de Energia e Ambiente, onde atualmente é professor titular. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em geologia isotópica aplicada à metalogênese, tectônica e geologia regional. Pertence à Academia Brasileira de Ciências e à Academia Paulista de Ciências como membro titular, e à Academia de Ciências de Lisboa como membro correspondente estrangeiro. Coordenou o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Técnicas Analíticas Aplicadas à Exploração de Petróleo e Gás. Atualmente, coordena o Laboratório de Geocronologia de Alta Resolução da USP — Geolab-Shrimp — e o grupo de pesquisa “Armazenamento Geológico de CO2”, desenvolvendo vários projetos de caracterização de reservatórios geológicos para estocagem de CO2.
Personalidade da Indústria
Carla Lacerda
Trabalhou 35 anos na Exxonmobil. Foi presidente da filial-Brasil com foco na gestão de um robusto portfólio de upstream, supervisionando negócios no país por cerca de vinte anos. Ao longo da carreira, fez contribuições significativas em muitos cargos na companhia, incluindo funções técnicas em geoquímica, exploração offshore na América do Sul e comercialização de gás. Além disso, foi presidente da Associação Brasileira de Exploração e Produção (ABEP/IBP), onde se destacou como uma eficiente líder no trabalho com governo, agências reguladoras e a comunidade empresarial. Atualmente, faz parte do Conselho Consultivo da Bratecc (a câmara de comércio Brasil-Texas, em Houston, nos Estados Unidos) e é non-resident fellow do Institute of the Americas, em La Jolla, na Califórnia, no Programa de Energia e Sustentabilidade. Atua também em iniciativas de diversidade e inclusão, como, por exemplo, programas de mentoria, no IBP e na Bratecc, entre outras instituições.
Fale Conosco
21