Redação TN Petróleo, Agência ANP
No último sábado (25/9), a ANP e o Procon Estadual do Rio de Janeiro realizaram uma operação conjunta para fiscalizar postos de combustíveis na Zona Oeste da capital fluminense. Os fiscais estiveram em dez estabelecimentos nos bairros da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá.
Os fiscais da ANP aferiram as bombas de abastecimento (se o volume de combustível dispensado era o mesmo registrado), verificaram a qualidade do combustível, a documentação pertinente e o cumprimento das demais normas da Agência.
Durante a operação, foram aferidos 194 bicos de combustíveis, sendo cinco deles interditados por fornecerem menos combustível do que o registrado na bomba medidora. Outros dois postos foram autuados por não possuírem os equipamentos necessários para realizar testes de qualidade dos combustíveis comercializados, que podem ser exigidos pelo consumidor.
Em um dos estabelecimentos, os fiscais flagraram ainda vazamento devido a erro de manejo no combustível durante a transferência de um tanque para outro, colocando em risco a segurança dos trabalhadores e consumidores. O agente foi autuado.
Não foram encontrados problemas na qualidade dos combustíveis nos testes feitos em campo. A ANP realizou também coletas de combustíveis para passarem por análises mais profundas em laboratório credenciado.
Além disso, foi encontrado em um posto um caminhão com 20 mil litros de combustível, com destino para Campos dos Goytacazes (RJ) e Guarapari (ES). A equipe acionou a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz/RJ), que constatou irregularidade na idoneidade da nota fiscal e realizou a autuação e apreensão da carga.
Fale Conosco
21