PD&I

ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Cláusula de PD&I

Medidas visam fortalecer governança, previsibilidade e impacto dos investimentos em inovação.

Redação TN Petróleo/Agência ANP
23/12/2025 16:52
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Cláusula de PD&I Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1270

A ANP implementou um conjunto de medidas voltadas ao aprimoramento da governança, da eficiência dos fluxos processuais e da qualidade regulatória associadas aos investimentos gerados pela Cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) dos contratos de exploração e produção de petróleo e gás.

A Agência regula a aplicação de recursos oriundos da Cláusula, que determina a aplicação de um percentual da receita bruta de grandes campos produtores em PD&I. Somente nos três primeiros trimestres de 2025, foram gerados cerca de R$ 3,4 bilhões em obrigações de investimentos em PD&I, oriundos dessa Cláusula.

Foram aperfeiçoados os procedimentos de Consulta de Enquadramento de Mérito, o Manual Orientativo, bem como os procedimentos para publicação do Credenciamento de Unidades de Pesquisa. As medidas adotadas pela ANP têm o objetivo de assegurar melhor utilização dos recursos obrigatórios de PD&I, ampliar a previsibilidade regulatória quanto aos critérios e procedimentos para os agentes regulados e reforçar os mecanismos de controle e acompanhamento dos investimentos.

Essas ações estão alinhadas ao objetivo central da Cláusula de PD&I, prevista na Lei do Petróleo (Lei nº 9.478/1997), que busca promover o desenvolvimento científico e tecnológico do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, fortalecer a indústria nacional de bens e serviços e estimular a inovação como vetor estratégico para o país.

Consulta de Enquadramento de Mérito

A ANP atualizou o Formulário de Consulta de Enquadramento de Mérito, agora em sua Versão 3, com a inclusão de informações mais estruturadas e qualificadas, como a estimativa do valor global do projeto, a evolução esperada do Nível de Maturidade Tecnológica (TRL) e a indicação de sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), capazes de melhor subsidiar a avaliação do mérito dos projetos de PD&I, sempre à luz dos objetivos definidos na Cláusula de PD&I.

A atualização contribui para análises mais técnicas, transparentes e aderentes ao interesse público, fortalecendo a efetividade dos investimentos e o alinhamento estratégico dos projetos.

Acesse o Formulário de Consulta de Enquadramento de Mérito – Versão 3: https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/tecnologia-meio-ambiente/pesquisa-desenvolvimento-inovacao/investimentos-em-pd-i/rt/formulario-consulta-merito

Com essas medidas, a ANP reafirma seu compromisso com a boa governança regulatória, a inovação tecnológica, a sustentabilidade e a transição energética, assegurando que os recursos de PD&I cumpram plenamente seu papel estratégico no desenvolvimento do setor energético brasileiro.

Manual Orientativo

A revisão do Manual Orientativo, agora em sua Versão 14, consolida entendimentos técnicos já aplicados pela ANP e representa um avanço relevante na qualidade da comunicação com os agentes regulados. A atualização contribui diretamente para a elaboração de planos de trabalho mais alinhados à regulamentação vigente, reduzindo ambiguidades interpretativas e, consequentemente, tornando os processos de análise e fiscalização mais céleres e eficientes.

Entre os principais ajustes introduzidos, destacam-se a atualização dos limites para despesas com infraestrutura em projetos de PD&I, com diferenciação conforme o tipo de executor.

Essas medidas promovem maior proporcionalidade entre o porte dos projetos e as exigências procedimentais. Permitem uma atuação regulatória mais eficiente, sem prejuízo ao rigor técnico, à transparência e ao adequado controle da aplicação dos recursos obrigatórios de PD&I.

Ao alinhar exigências administrativas ao risco, ao valor e à complexidade dos projetos, o novo Manual reforça o papel da ANP na promoção de um ambiente regulatório mais previsível, eficiente e orientado a resultados, fortalecendo o impacto dos investimentos em inovação, ciência e tecnologia no setor energético. Confira o Manual Orientativo - Versão 14: https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/tecnologia-meio-ambiente/pesquisa-desenvolvimento-inovacao/investimentos-em-pd-i/rt/manual-orientativo.pdf

Credenciamento de Unidades de Pesquisa

A ANP também implementou mudanças relevantes voltadas à otimização processual e ao aumento da eficiência regulatória, em relação ao Credenciamento de Unidades de Pesquisa.

Uma das principais inovações diz respeito à forma de publicação dos credenciamentos e de suas atualizações no Diário Oficial da União (DOU). A partir das novas diretrizes, as publicações passam a conter apenas os dados cadastrais essenciais das unidades de pesquisa, tais como identificação institucional e situação do credenciamento.

As informações detalhadas relativas às áreas, temas e subtemas de atuação das unidades passam a ser disponibilizadas de forma centralizada e atualizada no site da ANP, por meio de painéis dinâmicos, garantindo maior transparência, facilidade de acesso e atualização contínua das informações.

A medida reduz a necessidade de republicações no DOU em casos de alterações exclusivamente técnicas ou temáticas, tornando o processo mais ágil e alinhado às boas práticas de governança regulatória, sem prejuízo à publicidade e ao controle público.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.