<P>A ampliação de um terminal retroportuário em Cariacica elevará a exportação de açúcar em 40% e vai incluir a embarque do concentrado de cobre para o mercado internacional. A conclusão do terminal da Multilifit, empresa que atua há dez anos no Estado, será realizada em fevereiro. O orç...
Gazeta OnLine - ESA ampliação de um terminal retroportuário em Cariacica elevará a exportação de açúcar em 40% e vai incluir a embarque do concentrado de cobre para o mercado internacional. A conclusão do terminal da Multilifit, empresa que atua há dez anos no Estado, será realizada em fevereiro. O orçamento é de R$ 10 milhões.
O diretor-presidente da Multilifit, Pedro Paulo Fatorelli Carneiro, acrescenta que os trabalhadores portuários avulsos, requisitados para serviços de embarcação, terão mais trabalho à partir de 2007.
“A Multilifit hoje requisita cerca de 30 mil postos de trabalho por ano. Com o aumento do açúcar e também com a nova carga de concentrado de cobre esses postos de trabalho vão atingir a ordem de 40 mil postos por ano. Deixando claro que trata-se do trabalhador que é requisitado ao Ogmo por um período de seis horas”.
O terminal que já era responsável pelo embarque do açúcar capixaba, agora passa a fazer o mesmo com o concentrado de cobre. A exportação do açúcar passará de 250 mil toneladas/ano para 350 mil toneladas/ano em 2007. O concentrado de cobre deve começar com 150 mil toneladas no ano que vem, com projeções de 200 mil toneladas em 2008 e 300 mil toneladas em 2009.
O empresário comentou que o volume de exportação do cobre concentrado esperado até 2027 é de cinco milhões de toneladas.
Fonte:Gazeta OnLine - ES
Fale Conosco
21