Sustentabilidade

Ambipar e USP inauguram Centro de Pesquisa e Inovação em Clima e Sustentabilidade

Com investimento de R$ 5 milhões em cinco anos, USPproClima atuará com pesquisas voltadas para mudanças climáticas e emergência ambiental. A universidade também contará com o apoio da empresa para se tornar, até o final de 2025, uma das primeiras instituições de ensino superior do mundo a ser carbono neutro do mundo.

Redação TN Petróleo/Assessoria Ambipar
12/12/2024 07:22
Ambipar e USP inauguram Centro de Pesquisa e Inovação em Clima e Sustentabilidade Imagem: Divulgação Visualizações: 1989

A Ambipar, líder global em soluções ambientais, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), inaugura, nesta quinta-feira (12), o Centro de Pesquisa e Inovação em Clima e Sustentabilidade (USPproClima). A Ambipar investirá R$ 5 milhões nos próximos cinco anos e apoiará a USP no desenvolvimento de iniciativas de descarbonização para que a universidade seja carbono neutro até final de 2025 – tornando-se uma das primeiras universidades no mundo com este título.

O USPproClima terá cinco áreas de pesquisas: Gerenciamento de Carbono e Soluções Baseadas na Natureza, Prevenção de Desastres, ESG, Economia Circular, além de Gestão de Resíduos Sólidos e Geração de Energia Renovável. Entre as tecnologias utilizadas estão a energia fotovoltaica e o biodigestor, sistema inovador que transforma resíduo orgânico em energia, licenciado para operação em diversas cidades pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

O USPproClima ficará no campus da universidade em São Paulo e terá entre os conselheiros a ex-ministra do Meio Ambiente e presidente do Comitê Global de Sustentabilidade da Ambipar, Izabella Teixeira, além de especialistas, pesquisadores e docentes, que atuarão em parceria com a empresa para desenvolver soluções que beneficiem a sociedade e o planeta.

"A parceria entre a Ambipar e os centros de pesquisa de instituições de ensino é importante para conectar as demandas do mercado ambiental, ou seja, o universo prático aos pesquisadores e vice-versa. O objetivo é criar ecossistemas sinérgicos e ágeis que promovam o desenvolvimento econômico, a competitividade tecnológica e a sustentabilidade", comenta o diretor corporativo de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Ambipar, Gabriel Estevam (foto).

"A Ambipar é uma empresa visionária, pioneira em soluções ambientais, e a USP é uma universidade de grande destaque, a única no âmbito nacional entre as 100 melhores do mundo. Unimos nossas expertises em prol da inovação sustentável para pesquisas que podem impulsionar o cenário climático mundial", destaca a coordenadora do USPproClima, Patrícia Iglecias.

Sobre a Ambipar - A Ambipar é uma multinacional brasileira líder global em soluções ambientais e investe e opera projetos de descarbonização, economia circular, transição energética e regeneração ambiental, presente em mais de 40 países e com mais de 20 mil colaboradores. A companhia tem ações listadas na B3 (AMBP3) e na Bolsa de Nova York (AMBI). Para saber mais, clique aqui.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.