Sustentabilidade

Ambipar e USP inauguram Centro de Pesquisa e Inovação em Clima e Sustentabilidade

Com investimento de R$ 5 milhões em cinco anos, USPproClima atuará com pesquisas voltadas para mudanças climáticas e emergência ambiental. A universidade também contará com o apoio da empresa para se tornar, até o final de 2025, uma das primeiras instituições de ensino superior do mundo a ser carbono neutro do mundo.

Redação TN Petróleo/Assessoria Ambipar
12/12/2024 07:22
Ambipar e USP inauguram Centro de Pesquisa e Inovação em Clima e Sustentabilidade Imagem: Divulgação Visualizações: 2175

A Ambipar, líder global em soluções ambientais, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), inaugura, nesta quinta-feira (12), o Centro de Pesquisa e Inovação em Clima e Sustentabilidade (USPproClima). A Ambipar investirá R$ 5 milhões nos próximos cinco anos e apoiará a USP no desenvolvimento de iniciativas de descarbonização para que a universidade seja carbono neutro até final de 2025 – tornando-se uma das primeiras universidades no mundo com este título.

O USPproClima terá cinco áreas de pesquisas: Gerenciamento de Carbono e Soluções Baseadas na Natureza, Prevenção de Desastres, ESG, Economia Circular, além de Gestão de Resíduos Sólidos e Geração de Energia Renovável. Entre as tecnologias utilizadas estão a energia fotovoltaica e o biodigestor, sistema inovador que transforma resíduo orgânico em energia, licenciado para operação em diversas cidades pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

O USPproClima ficará no campus da universidade em São Paulo e terá entre os conselheiros a ex-ministra do Meio Ambiente e presidente do Comitê Global de Sustentabilidade da Ambipar, Izabella Teixeira, além de especialistas, pesquisadores e docentes, que atuarão em parceria com a empresa para desenvolver soluções que beneficiem a sociedade e o planeta.

"A parceria entre a Ambipar e os centros de pesquisa de instituições de ensino é importante para conectar as demandas do mercado ambiental, ou seja, o universo prático aos pesquisadores e vice-versa. O objetivo é criar ecossistemas sinérgicos e ágeis que promovam o desenvolvimento econômico, a competitividade tecnológica e a sustentabilidade", comenta o diretor corporativo de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Ambipar, Gabriel Estevam (foto).

"A Ambipar é uma empresa visionária, pioneira em soluções ambientais, e a USP é uma universidade de grande destaque, a única no âmbito nacional entre as 100 melhores do mundo. Unimos nossas expertises em prol da inovação sustentável para pesquisas que podem impulsionar o cenário climático mundial", destaca a coordenadora do USPproClima, Patrícia Iglecias.

Sobre a Ambipar - A Ambipar é uma multinacional brasileira líder global em soluções ambientais e investe e opera projetos de descarbonização, economia circular, transição energética e regeneração ambiental, presente em mais de 40 países e com mais de 20 mil colaboradores. A companhia tem ações listadas na B3 (AMBP3) e na Bolsa de Nova York (AMBI). Para saber mais, clique aqui.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
Etanol
Anidro e hidratado iniciam o ano em alta pelo Indicador ...
05/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.