COP27

Aliança pela Descarbonização da Indústria define principais pontos focais e dá boas-vindas aos novos membros na primeira reunião da COP27

Os membros fundadores realizaram sua primeira mesa-redonda executiva durante o Dia da Descarbonização da COP27, em Sharm El Sheikh, no Egito.

Redação TN Petróleo/Assessoria
11/11/2022 12:24
Aliança pela Descarbonização da Indústria define principais pontos focais e dá boas-vindas aos novos membros na primeira reunião da COP27 Imagem: Divulgação Siemens Visualizações: 1532

Os principais executivos das 28 empresas que compõem a Aliança pela Descarbonização da Indústria realizaram nesta sexta-feira, 11 de novembro, a primeira reunião do grupo na COP27 e definiram uma visão conjunta e um plano de implementação.

Composto por empresas líderes de todos os setores da indústria, o grupo realizou a primeira reunião da Aliança durante o Dia de Descarbonização da COP27 em Sharm El Sheikh, no Egito, com foco em seis pilares e facilitadores: energias renováveis, hidrogênio verde, bioenergia com captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS), otimização do processo térmico, capital humano e financiamento.

Responsável por mais de 30% das emissões globais de gases de efeito estufa e quase 40% do consumo global de energia, o setor industrial é o segundo maior emissor depois da geração de energia. Se não houver maiores esforços de redução de emissões no setor industrial, a meta de limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus Celsius será inalcançável.

Francesco La Camera, Diretor-Geral da IRENA, afirmou: "Temos menos de uma década para garantir uma possível chance de lutar por um mundo de 1,5°C. A ação climática precisa de líderes da indústria. Esta Aliança representa o crescente compromisso da indústria global em atuar pela descarbonização. Temos o prazer de receber hoje oito novos membros na nossa Aliança, unidos em sua determinação de acelerar a transição energética. Ao nos unirmos, enviamos um sinal claro de solidariedade na COP27 e convidamos novos parceiros a se juntarem à nossa visão comum."

Como copresidente da Aliança, Christian Bruch (foto), Presidente e CEO da Siemens Energy, disse: "Não há razões ou desculpas para esperar por ações. Todas as tecnologias necessárias estão disponíveis e o último relatório do IPCC deixou bem claro que sem grandes mudanças o aquecimento global aumentará mais de 3,2°C. Não há alternativa para a transição energética -- precisamos agir juntos agora para uma implementação justa e ambiciosa."

Em 1º de setembro de 2022, a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), a Siemens Energy (parceira cofundadora) e empresas de todos os setores da indústria lançaram a Aliança pela Descarbonização da Indústria, durante o Fórum de Investimento para a Transição Energética do G20, em Bali, na Indonésia. A Enel Green Power, TAQA Arabia, Eni, Technip Energies, EDF Renewables, JSW, Tata Steel, Sable Chemicals, Tatanga Energy, Repsol, Equinor e TAQA são os outros membros fundadores. As empresas adotaram a 'Declaração de Bali' para acelerar as ambições de zero emissão de carbono e a descarbonização das cadeias de valor industriais no alcance das metas climáticas do Acordo de Paris.

A IRENA atua como a Secretaria da Aliança. A Siemens Energy e a Tata Steel copresidem a liderança, enquanto a Roland Berger (Parceira de Conhecimento) apoia o desenvolvimento e a implementação de melhores práticas. O número crescente de membros destaca a necessidade de uma plataforma internacional com múltiplos stakeholders, que permita o intercâmbio e a colaboração para enfrentar a descarbonização do setor industrial.

Desde seu lançamento, a Aliança já deu as boas-vindas oficialmente a 13 novos membros: OQ, KIS Group, VALE, ATC Development, Subsea 7, Elsewedy Electric, FLSmidth, Petronas, Ecopetrol, Unilever, Envision, Alfanar Global Development e Alzahid Group. A Aliança estimula que novos membros se inscrevam e se unam à sua visão comum para acelerar a transição energética. A associação está aberta à empresas públicas e privadas, além de stakeholders que operem em setores intensivos de energia e estejam prontos para descarbonizarem suas atividades imediatamente.

Este release, bem como imagem e outros materiais estão disponíveis no link. Para mais informações sobre a Aliança pela Descarbonização da Indústria, consulte aqui.

Sobre a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA)
A Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) é uma agência intergovernamental global para a transformação energética que serve como a principal plataforma para a cooperação internacional, apoiando os países em suas transições energéticas e fornecendo dados e análises de última geração sobre tecnologia, inovação, política, finanças e investimentos. A IRENA fomenta a adoção generalizada e o uso sustentável de todas as formas de energia renovável, incluindo bioenergia, geotérmica, energia hidrelétrica, oceânica, solar e eólica na busca do desenvolvimento sustentável, acesso à energia e segurança energética, para resiliência e prosperidade econômica e social e um futuro à prova de clima.

Os membros da IRENA incluem 167 países e a UE. Juntos, eles decidem a direção estratégica e as atividades programáticas da Agência, de acordo com o discurso global de energia e as prioridades para acelerar a implantação de transições de energia baseadas em energias renováveis em todo o mundo.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.