Portos

Ainda é incerta data para início da dragagem do porto de Paranaguá

<P>A autoridade portuária garante que todas as providências para o início do trabalho já foram tomadas, mas não quis se arriscar a dizer o dia exato do início do serviço. A draga holandesa trazida pela empresa Somar está atracada no Porto de Paranaguá desde sexta-feira.<BR><BR>A Capitania d...

Gazeta do Povo (PR) - Mariana Londres
28/08/2006 21:00
Visualizações: 692

A autoridade portuária garante que todas as providências para o início do trabalho já foram tomadas, mas não quis se arriscar a dizer o dia exato do início do serviço. A draga holandesa trazida pela empresa Somar está atracada no Porto de Paranaguá desde sexta-feira.

A Capitania dos Portos aguarda receber a autorização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para permitir o início da dragagem no canal. Segundo a assessoria de imprensa do IAP, a autorização foi emitida na sexta-feira e encaminhada à capitania.

Uma reunião entre representantes da empresa, do porto e da capitania dos portos, realizada ontem, começou a traçar o plano da operação de dragagem, uma vez que o movimento do terminal, entrada e saída de navios, não pode ser interrompido durante a retirada de areia do fundo do canal.

O material dragado será depositado em alto mar, fora da área da baía. O procedimento foi autorizado pelo IAP pois os exames realizados na areia do canal deram negativo para contanimação, o que permite que o material volte para o mar.

Novela

A dragagem do Canal da Galheta será feita em caráter emergencial, depois de mais de dois anos de reivindicações dos exportadores que operam no porto. Os exportadores, no entanto, esperavam que a dragagem fosse realizada em todo o canal por meio de um processo licitatório.

A Appa chegou a abrir uma licitação, em março deste ano, para a dragagem em todo o terminal. Mas a falta da licença ambiental elevou o preço apresentado pela única empresa que se candidatou a fazer o serviço - a mesma Somar - ultrapassando o limite máximo estabelecido pela Appa.

Para empresários e membros Conselho da Autoridade Portuária (CAP), a falta da licença ambiental foi o que impossibilitou um resultado para a licitação. Apesar de defenderem a dragagem do canal, há críticas ao fato de o contrato ter sido feito em caráter emergencial. Houve tempo para que a dragagem fosse feita por licitação, não há nada de emergencial em algo que se arrasta há mais de um ano, diz o economista do CAP, Luiz Antônio Fayet.

A Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), que representa mais de cem empresas que operam nos portos brasileiros, também defende a dragagem permanente do porto. A dragagem de manuntenção vinha sendo realizada até 2003, quando o governo do estado reicindiu o contrato com a empresa Bandeirantes Dragagem.

Em 2004, a Appa concluiu uma renegociação com a empresa, que recebeu R$ 700 mil por mês para fazer a manutenção do calado (profundidade) do canal de acesso e dos berços do porto. O contrato venceu em julho de 2005 e, desde então, o trabalho de dragagem foi interrompido.

Fonte: Gazeta do Povo (PR) - Mariana Londres

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.