Inovação

Aditivo químico possibilita uso de etanol em motores a diesel

Tecnologia foi financiada pela Finep.

Ascom Finep
27/09/2013 18:00
Visualizações: 1352 (0) (0) (0) (0)

 

Projeto de inovação tecnológica que permite o uso do etanol em veículos com motores a diesel, o Ultrafluid Eco é um aditivo capaz de alterar as propriedades de ignição e lubricidade do combustível, tornando possível usá-lo em motores sem causar danos a veículos de grande porte. O projeto, lançado em 2011, recebeu financiamento de R$ 74,5 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A solução, econômica e sustentável, foi desenvolvida pela Oxiteno, empresa química de origem brasileira com atuação global.
O novo produto soluciona questões críticas do uso do etanol nesses motores, como a baixa lubricidade, o ressecamento dos bicos injetores, o desgaste de peças, as falhas do motor e, consequentemente, a sua pouca vida útil.
Do ponto de vista sustentável, o etanol é defendido como um dos melhores combustíveis. De fonte renovável (no Brasil, é produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar), ele impacta menos o meio ambiente do que os combustíveis de fontes fósseis e esgotáveis. No entanto, o etanol não é potente nem adequado o suficiente para ser usado em veículos de grande porte como ônibus e caminhões alimentados a diesel.
Desde o final da década de 70, indústrias nacionais e internacionais fazem testes de troca ou mistura etanol-diesel, mas os resultados, até agora, tinham sido insatisfatórios. As novas propriedades adicionadas ao etanol pela empresa tornam a performance do combustível superior aos outros, feitos à base de hidrocarbonetos minerais e sintéticos. A gerente de pesquisa e desenvolvimento da Oxiteno, Nádia Armelin, explica: “o Ultrafluid Eco apresenta excelente desempenho sob as condições de temperatura e pressão ideais para motores de ciclo diesel, o que não acontecia em outras tentativas”.

Projeto de inovação tecnológica que permite o uso do etanol em veículos com motores a diesel, o Ultrafluid Eco é um aditivo capaz de alterar as propriedades de ignição e lubricidade do combustível, tornando possível usá-lo em motores sem causar danos a veículos de grande porte. O projeto, lançado em 2011, recebeu financiamento de R$ 74,5 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A solução, econômica e sustentável, foi desenvolvida pela Oxiteno, empresa química de origem brasileira com atuação global.


O novo produto soluciona questões críticas do uso do etanol nesses motores, como a baixa lubricidade, o ressecamento dos bicos injetores, o desgaste de peças, as falhas do motor e, consequentemente, a sua pouca vida útil.


Do ponto de vista sustentável, o etanol é defendido como um dos melhores combustíveis. De fonte renovável (no Brasil, é produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar), ele impacta menos o meio ambiente do que os combustíveis de fontes fósseis e esgotáveis. No entanto, o etanol não é potente nem adequado o suficiente para ser usado em veículos de grande porte como ônibus e caminhões alimentados a diesel.


Desde o final da década de 70, indústrias nacionais e internacionais fazem testes de troca ou mistura etanol-diesel, mas os resultados, até agora, tinham sido insatisfatórios. As novas propriedades adicionadas ao etanol pela empresa tornam a performance do combustível superior aos outros, feitos à base de hidrocarbonetos minerais e sintéticos. A gerente de pesquisa e desenvolvimento da Oxiteno, Nádia Armelin, explica: “o Ultrafluid Eco apresenta excelente desempenho sob as condições de temperatura e pressão ideais para motores de ciclo diesel, o que não acontecia em outras tentativas”.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Hidrogênio Verde
Complexo do Pecém (CE) abriga os primeiros projetos de h...
18/09/25
Energia Eólica
Parceria inovadora entre Petrobras, WEG e Statkraft colo...
18/09/25
Apoio Offshore
Omni Unmanned e SwissDrones concluem teste de UAV em pla...
18/09/25
Estudo
Cultura de inovação promove competitividade, sustentabil...
18/09/25
Contrato
OceanPact assina contratos com a Petrobras para monitora...
18/09/25
Meio Ambiente
Projeto piloto que vai capturar e armazenar 100 mil tone...
17/09/25
Pessoas
ABESPetro elege novo Conselho de Administração para biên...
17/09/25
OTC Brasil 2025
Excelência do Petróleo e Gás Brasileiro é Reconhecida no...
17/09/25
São Paulo
FIEE 2025 cresce 20% em público e registra maior edição ...
17/09/25
Bacia de Campos
OceanPact fecha contrato de descomissionamento com a Tri...
17/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
EGD Engenharia marca presença na Rio Pipeline 2025 com f...
16/09/25
Fertilizantes
Petrobras conclui licitação de operação e manutenção par...
16/09/25
Etanol
Indicador do hidratado interrompe sete semanas de alta
16/09/25
Paraná
Smart Energy 2026 é confirmada para 21 a 23 de setembro
16/09/25
Estudos geológicos
Cláusula de P,D&I viabiliza projeto que fortalece pesqui...
15/09/25
Combustíveis
ANP aprova projeto-piloto com novo equipamento para fisc...
15/09/25
PD&I
Sensor desenvolvido na Unicamp e UnB avança em testes in...
15/09/25
Evento
ABPIP realiza encontro SMS Oil&Gas com foco em liderança...
15/09/25
Combustíveis
Etanol fecha semana com alta do anidro e leve queda do h...
15/09/25
Internacional
Petrobras informa sobre participação em bloco exploratór...
12/09/25
Revap
Parada de manutenção da Revap tem investimento de R$ 1 b...
12/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23