Internacional

Acordo de colaboração entre Brasil e Noruega deverá trazer novidades em relação a projetos e soluções para o CCS no Brasil

Cooperação trará expertise dos noruegueses na Captura e Armazenamento de Carbono e estimulará pesquisas e novas formas para financiamento ao setor.

Redação TN Petróleo/Assessoria
17/06/2024 12:23
Acordo de colaboração entre Brasil e Noruega deverá trazer novidades em relação a projetos e soluções para o CCS no Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 894 (0) (0) (0) (0)

Brasil e Noruega assinaram no início do mês, durante o CCS Tech Summit 2024, um memorando de entendimento entre a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Innovation Norway, órgão do governo norueguês para fomento desenvolvimento de parcerias internacionais e negócios, para o desenvolvimento de projetos, soluções inovadoras, pesquisa e formas de financiamento para a captura e o armazenamento de carbono (CCS). O CCS Tech Summit aconteceu no Rio de Janeiro e foi promovido pela CCS Brasil em parceria com a Interlink Exhibitions. 

Nathalia Weber, diretora da CCS Brasil, associação de estímulo à Captura e o Armazenamento de Carbono e responsável por promover o CCS Tech Summit, ressalta que a assinatura do acordo é muito positiva, já que prevê uma contribuição mútua com a Noruega no sentido de desenvolver capacidades e tecnologias para o setor. “Ele ajuda a colocar o Brasil na busca por esse posicionamento de protagonismo no desenvolvimento de soluções de descarbonização, inclusive com o estímulo à ciência e inovação nas universidades brasileiras”, explica ela, detalhando que entre os pontos previstos está a previsão de um estudo para o mapeamento de hubs para o CCS no país.

Nathalia ainda lembra que a Noruega é um país pioneiro no segmento, com a existência de projetos de armazenamento geológico de CO2 dedicado desde a década de 1990, e com diversas soluções dedicadas à área como o projeto Longship, projeto do governo norueguês para a construção de uma infraestrutura completa de captura, transporte e armazenamento de CO2 no país.

O diretor da Innovation Norway, Thomas Conrad Granli, descreveu a assinatura do memorando como um marco significativo na colaboração entre os países para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. “Esse memorando é mais do que um acordo formal, é uma promessa de colaboração contínua, pois acreditamos que a colaboração e a inovação são as chaves para avançarmos na transição energética e na mitigação de mudanças climáticas. O aprimoramento tecnológico e nosso compromisso com uma economia de baixo carbono tem viabilizado o maior projeto de estocagem de carbono no mundo. Esperamos compartilhar nosso conhecimento e experiência, aprendendo as perspectivas brasileiras”, declarou Conrad.

A diretora de petróleo, gás e biocombustíveis da EPE, Heloísa Borges, destacou a complexidade do equilíbrio entre diferentes componentes das políticas públicas em relação às emissões de carbono no Brasil. “A jornada rumo à neutralidade de carbono exige compensar ou evitar uma quantidade significativa de emissões. Começamos a mapear a relevância de cada área do território nacional e a relevância da tecnologia em cada região para direcionar estratégias mais eficientes. Precisamos construir redes de colaboração que permitam a inovação e permitam identificar novas fontes de oportunidades. Para encontrarmos soluções, a colaboração é fundamental”, afirmou Heloísa, ressaltando que o Brasil reforça seu interesse em alcançar a neutralidade climática até 2050.

Sobre a CCS Brasil - A CCS Brasil é associação que visa estimular as atividades ligadas à Captura e Armazenamento de Carbono no país, um processo que visa trazer um impacto sustentável positivo para a sociedade e que reúne diversas tecnologias para a captura do CO2, transporte e armazenamento permanente do gás carbônico em formações rochosas profundas. A CCS Brasil busca promover a cooperação entre todos os entes que podem participar dessa cadeia produtiva e que incluem empresas financiadoras, indústrias, governo, universidades e a sociedade, visando o desenvolvimento desse mercado.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PE 2025-2029
Plano de Negócios 2025-2029 da Petrobras é apresentado c...
22/11/24
Bacia de Campos
Porto do Açu recebe P-26 para suporte a Reciclagem Verde
22/11/24
Gasolina
ANP publica painel dinâmico com dados de qualidade da ga...
22/11/24
Apoio
OceanPact apoia Mubadala Brazil SailGP Team, liderado pe...
22/11/24
Energia Solar
Brasil alcança 3 milhões de instalações com energia sola...
22/11/24
Resultado
Subsea7 atinge US$ 321 milhões em EBITDA ajustado no 3T2...
21/11/24
Pré-Sal
Com projeto Búzios 9, Tenaris reforça posição como forne...
21/11/24
Inclusão social
Dia da Consciência Negra: Mulheres negras empreendedoras...
20/11/24
Parceria
Amcham destaca parceria estratégica entre Brasil e EUA n...
20/11/24
Etanol
Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono ...
20/11/24
MME
Resultados do GT de transições energéticas são integrado...
19/11/24
Salvador
Encontro Internacional de Energia já está com inscrições...
19/11/24
Biocombustíveis
Petrobras Biocombustível e Banco do Brasil assinam acord...
19/11/24
Combustíveis
Diesel comum e S-10 iniciam novembro com preço médio em ...
19/11/24
Parceria
Brasil e China firmam parceria para buscar soluções inov...
18/11/24
Logística
Vast Infraestrutura realiza primeira operação no Termina...
18/11/24
Internacional
Primeiro-Ministro britânico, Keir Starmer, visita Brasil...
18/11/24
Evento
Bahia sediará Encontro Internacional do Setor de Energia
18/11/24
Acordo
Petrobras e Yara assinam acordos para cooperação técnica...
18/11/24
PD&I
Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) vai desenvol...
18/11/24
Etanol
Hidratado sobe quase 1% e anidro recua 1,38% na semana
18/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21