Internacional

Acordo de colaboração entre Brasil e Noruega deverá trazer novidades em relação a projetos e soluções para o CCS no Brasil

Cooperação trará expertise dos noruegueses na Captura e Armazenamento de Carbono e estimulará pesquisas e novas formas para financiamento ao setor.

Redação TN Petróleo/Assessoria
17/06/2024 12:23
Acordo de colaboração entre Brasil e Noruega deverá trazer novidades em relação a projetos e soluções para o CCS no Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 1785 (0) (0) (0) (0)

Brasil e Noruega assinaram no início do mês, durante o CCS Tech Summit 2024, um memorando de entendimento entre a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Innovation Norway, órgão do governo norueguês para fomento desenvolvimento de parcerias internacionais e negócios, para o desenvolvimento de projetos, soluções inovadoras, pesquisa e formas de financiamento para a captura e o armazenamento de carbono (CCS). O CCS Tech Summit aconteceu no Rio de Janeiro e foi promovido pela CCS Brasil em parceria com a Interlink Exhibitions. 

Nathalia Weber, diretora da CCS Brasil, associação de estímulo à Captura e o Armazenamento de Carbono e responsável por promover o CCS Tech Summit, ressalta que a assinatura do acordo é muito positiva, já que prevê uma contribuição mútua com a Noruega no sentido de desenvolver capacidades e tecnologias para o setor. “Ele ajuda a colocar o Brasil na busca por esse posicionamento de protagonismo no desenvolvimento de soluções de descarbonização, inclusive com o estímulo à ciência e inovação nas universidades brasileiras”, explica ela, detalhando que entre os pontos previstos está a previsão de um estudo para o mapeamento de hubs para o CCS no país.

Nathalia ainda lembra que a Noruega é um país pioneiro no segmento, com a existência de projetos de armazenamento geológico de CO2 dedicado desde a década de 1990, e com diversas soluções dedicadas à área como o projeto Longship, projeto do governo norueguês para a construção de uma infraestrutura completa de captura, transporte e armazenamento de CO2 no país.

O diretor da Innovation Norway, Thomas Conrad Granli, descreveu a assinatura do memorando como um marco significativo na colaboração entre os países para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. “Esse memorando é mais do que um acordo formal, é uma promessa de colaboração contínua, pois acreditamos que a colaboração e a inovação são as chaves para avançarmos na transição energética e na mitigação de mudanças climáticas. O aprimoramento tecnológico e nosso compromisso com uma economia de baixo carbono tem viabilizado o maior projeto de estocagem de carbono no mundo. Esperamos compartilhar nosso conhecimento e experiência, aprendendo as perspectivas brasileiras”, declarou Conrad.

A diretora de petróleo, gás e biocombustíveis da EPE, Heloísa Borges, destacou a complexidade do equilíbrio entre diferentes componentes das políticas públicas em relação às emissões de carbono no Brasil. “A jornada rumo à neutralidade de carbono exige compensar ou evitar uma quantidade significativa de emissões. Começamos a mapear a relevância de cada área do território nacional e a relevância da tecnologia em cada região para direcionar estratégias mais eficientes. Precisamos construir redes de colaboração que permitam a inovação e permitam identificar novas fontes de oportunidades. Para encontrarmos soluções, a colaboração é fundamental”, afirmou Heloísa, ressaltando que o Brasil reforça seu interesse em alcançar a neutralidade climática até 2050.

Sobre a CCS Brasil - A CCS Brasil é associação que visa estimular as atividades ligadas à Captura e Armazenamento de Carbono no país, um processo que visa trazer um impacto sustentável positivo para a sociedade e que reúne diversas tecnologias para a captura do CO2, transporte e armazenamento permanente do gás carbônico em formações rochosas profundas. A CCS Brasil busca promover a cooperação entre todos os entes que podem participar dessa cadeia produtiva e que incluem empresas financiadoras, indústrias, governo, universidades e a sociedade, visando o desenvolvimento desse mercado.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
Logística
Durante o Macaé Energy, Líder Aviação destaca experiênci...
07/07/25
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.