Nova marca
Redação TN Petróleo/Assessoria ABPIP
A Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP) atualizou sua identidade visual como parte do esforço de modernização institucional e de alinhamento às transformações do setor de óleo e gás no Brasil. A nova marca traduz o momento de expansão da indústria, a consolidação da atuação das produtoras independentes e a busca por uma comunicação mais clara, acessível e conectada ao ambiente digital.
Com traços mais limpos, tipografia fluida e símbolo em formas arredondadas, a identidade renovada transmite energia, acessibilidade e solidez — atributos que refletem a missão da Associação de contribuir para um ambiente regulatório equilibrado e para um setor cada vez mais sustentável e competitivo. A direção criativa do projeto é de José Chacon, Analista de Comunicação da ABPIP. Segundo ele, a proposta foi repaginar a marca para fortalecer sua aplicação nos diferentes contextos institucionais e digitais. "A nova identidade foi pensada para acompanhar o ritmo do setor de petróleo e gás no Brasil e aprimorar a aplicação da marca nos diversos ambientes. A paleta de cores, que combina um verde vibrante ao azul petróleo, garante maior contraste e reconhecimento. A tipografia em caixa baixa reforça acessibilidade, enquanto o símbolo da chama mantém vivo o conceito de energia e continuidade. Essa renovação reafirma o propósito da ABPIP de representar, conectar e fortalecer os produtores independentes em uma linguagem mais moderna e digital", destacou.
Chacon adianta que o site da Associação também passa por processo de reformulação e que, em breve, as empresas associadas e o público externo terão acesso a uma experiência de navegação mais intuitiva e integrada à nova fase da marca.
Para o gerente executivo da ABPIP, Lucas Mota de Lima, a mudança simboliza amadurecimento institucional e reforça a presença digital da entidade. "Essa nova identidade materializa a evolução da ABPIP. Estamos aprimorando nossa comunicação e fortalecendo nossa projeção no ecossistema digital, acompanhando o ritmo de transformação do setor e das nossas associadas", afirma.
Fale Conosco