Começou ontem (17), em Foz do Iguaçu (PR), o 31° seminário de balanços energéticos globais e utilidades e o 25° encontro de produtores e consumidores de gases industriais. Os eventos acontecem simultaneamente e são promovidos pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM). Os encontros, que terminam nesta sexta-feira (20), discutem a racionalização e a eficiência energética e fazem parte do evento energia e gases industriais 2010, promovido pela instituição.
O tema central do seminário, que norteará as apresentações empresariais e acadêmicas, com destaque para a busca da racionalização e eficiência energéticas, é: "Sustentabilidade: A chave para o crescimento responsável e economicamente viável".
Ontem, pela manhã, o evento foi aberto pelo curso sobre tratamento de água na siderurgia, promovido pela ABM e pela empresa Nalco, especializada em tratamento da água e melhorias de processos. O curso envolveu os principais aspectos dos sistemas de tratamento de água, como corrosão, incrustação, deposição e microbiologia, os impactos da água na operação de uma usina siderúrgica; coagulação e floculação; bem como o gerenciamento de recursos hídricos.
A Linde Gases será a empresa anfitriã dos eventos que contam ainda com o patrocínio da Grofe, Nalco, Servomex, White Martins, Gama Gases, Cryostar, TGM, EGSA do Brasil, ArcelorMittal, Tractebel Energia e Usiminas. Apoio: Iguassu Convention & Visitors Bureau, Capes e Abesco – Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia.
Inscrições e mais informações: www.abmbrasil.com.br/seminarios/energiaegases/2010