Serão 458 unidades do dispositivo.
Redação TN/ Ascom ABB
ABB Argentina fornece religadores OVR para 29 parques eólicos brasileirosProjeto consiste na venda de 458 unidades do dispositivo, que interrompe falhas nas linhas de distribuição elétrica e reestabelece automaticamente o sistema.
A ABB, líder em tecnologias de energia e automação, foi escolhida para fornecer 458 religadores OVR (Outdoor Vacuum Recloser) para 29 projetos de parques eólicos brasileiros. Coube à ABB na Argentina realizar o fornecimento dos equipamentos, que contempla regiões como Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí, na Bahia.
A fábrica da ABB na Argentina é localizada em Valentin Alsina, a qual, respondeu pela produção dos equipamentos para o projeto. A primeira fase foi finalizada em novembro de 2012, com a entrega de 228 religadores e atualmente os 230 restantes estão em fase de produção.
O religador OVR é um dispositivo com função de interromper falhas nas linhas de distribuição aéreas. Essa tecnologia é capaz de detectar uma sobrecorrente, interrompê-la e reenergizar automaticamente a linha. Sua utilização em parques eólicos implica menor tempo de desenvolvimento do projeto e maior eficiência na localização de faltas e reestabelecimento do sistema elétrico.
Em 2011, a ABB foi reconhecida no Brasil pela montagem elétrica da primeira e segunda fase do complexo de parques eólicos da Renova Energia, companhia brasileira líder no setor de energias renováveis e pioneira no mercado eólico.
“Esse projeto representa um passo muito importante para nós, já que é uma oportunidade de implantar religadores na geração de energia eólica, uma área que tradicionalmente não utiliza esse tipo de tecnologia para realizar a proteção; o que exalta nosso perfil inovador”, afirmou Gaspar Urman, gerente da divisão de Produtos de Potência de média tensão da ABB na Argentina.
Fale Conosco
23