Relatório

3R Petroleum lança seu primeiro Relatório de Sustentabilidade

Documento pautado pela agenda ESG traz evolução das atividades ao longo do último ano e apresenta conquistas e expectativas para os negócios da Companhia.


03/10/2023 15:33
3R Petroleum lança seu primeiro Relatório de Sustentabilidade Imagem: Foto de Artem Podrez no Pexels Visualizações: 492

A 3R Petroleum, companhia brasileira focada na produção de óleo e gás em terra (onshore) e mar (offshore), com atuação, ainda, no processamento do gás natural, refino e transporte de derivados, lançou seu Relatório de Sustentabilidade 2022, no qual descreve a evolução das atividades ao longo do último ano e apresenta, de forma transparente, as conquistas e expectativas para seus negócios, pautada pela agenda ambiental, social e de governança corporativa – ESG. O documento foi desenvolvido com base nos padrões da Global Reporting Initiative (GRI), organização internacional que tem por objetivo estabelecer as melhores práticas para um diálogo transparente entre empresas e seus stakeholders, e elaborado pelo Grupo Report.

No Relatório, a 3R, que desde 2020 é listada no Novo Mercado – o mais alto índice de governança corporativa da B3 –, aborda temas definidos como prioritários pelo plano estratégico e por diretrizes ESG, todos alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Assim, combate às mudanças climáticas, ética e compliance e desenvolvimento das comunidades locais são alguns dos assuntos vistos como primordiais no documento que ilustra a Jornada de Sustentabilidade da companhia.

Para Matheus Dias, CEO da 3R Petroleum, é indiscutível que o crescimento econômico da companhia precisa vir acompanhado de desenvolvimento social e sustentável. "Priorizar nossos recursos humanos, as comunidades e o meio ambiente ao redor das nossas operações compõem a nossa estratégia de geração de valor perene para a sociedade, uma jornada que iniciamos em 2021. Esses são objetivos constantes da 3R ao redesenvolver importantes ativos da indústria nacional de óleo e gás", destaca.

O Relatório cobre os sete ativos em operação pela 3R até 31 de dezembro de 2022: os Polos Macau e Areia Branca, no Rio Grande do Norte; Fazenda Belém, no Ceará; Rio Ventura e Recôncavo, na Bahia; Peroá, no Espírito Santo; e Papa-Terra, no Rio de Janeiro.
 

Pacto anticorrupção, proteção da biodiversidade e fomento a projetos sociais
O crescimento das operações da companhia foi acompanhado pelo fortalecimento dos padrões de governança corporativa e pelo compromisso de proteger o meio ambiente e as comunidades do entorno de suas operações – alguns dos destaques do Relatório de Sustentabilidade.

O Pacto Empresarial Contra a Corrupção e Pela Integridade é um dos instrumentos de governança implementados pela 3R. Em dezembro, a companhia aderiu ao movimento liderado pelo Instituto Ethos, acordo voluntário que visa unir empresas por um mercado mais ético. Como consequência, recebeu o selo Empresa Limpa. Além disso, implementou internamente o Programa de Integridade, que promove a ética entre colaboradores e terceiros.

Entre as iniciativas de proteção à biodiversidade e de combate às mudanças climáticas, destacam-se o Projeto REFLORESC3R, que visa realizar ações de educação socioambiental e fortalecimento da agricultura familiar em municípios do Rio Grande do Norte, e a parceria estabelecida com a Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA) para recuperar 60 hectares de áreas de reserva legal e de preservação permanente no estado.

O desenvolvimento das comunidades onde atua é uma medida permanente no plano de negócios da 3R. Em 2022, a companhia realizou diversas ações sociais, que impactaram mais de 3 mil pessoas no Recôncavo Baiano, além de 63 comunidades do Rio Grande do Norte e do Ceará. Essas ações incluíram a distribuição de cestas básicas a mais de 1000 famílias, por meio do Projeto de Combate à Fome; e as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que ofereceu exames de diagnóstico gratuitos a moradores de comunidades onde a companhia atua.

Fonte: Redação TN com assessoria

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.