A companhia teve crescimento de 92% em sua base de clientes e apresentou o melhor desempenho financeiro de sua história, com lucro bruto, EBITDA e lucro líquido em patamares recordes
Redação TN Petróleo/AssessoriaO ano de 2022 representou um marco histórico para a 2W, mesmo tendo o setor elétrico registrado um ciclo de preços baixos de energia sem precedentes nos últimos 20 anos. A Companhia registrou o maior crescimento desde a sua constituição, atingindo recordes operacionais e financeiros. Iniciou a operação do seu primeiro parque eólico, tornando-se, além de comercializadora, geradora de energia. Superou a marca de 500 unidades consumidoras na sua base de clientes no segmento varejo e fechou relevantes contratos no segmento atacado.
No 4T22, a 2W alcançou uma receita líquida contábil de R$ 413 milhões, atingindo, no acumulado do ano de 2022, uma receita líquida de R$ 1,2 bilhão.
Apresentou, no mesmo período, o melhor resultado na sua história na atividade de comercialização de energia, com um lucro bruto de R$ 118 milhões. No consolidado do ano, a Companhia atingiu o resultado de R$ 199 milhões nesta atividade, novo recorde histórico.
Já o valor justo dos contratos de compra e venda de energia em carteira, conhecido como “MtM”, a 2W alcançou o montante consolidado de R$ 341 milhões, com variação positiva de R$ 210 milhões em comparação com o final de 2021. Esse resultado demonstra a forte capacidade de comercialização de energia da 2W.
As despesas com vendas, gerais e administrativas contábeis totalizaram aproximadamente R$ 28,8 milhões no 4T22, e o que representa um aumento de 12% comparado com o mesmo período do ano anterior, em linha com o crescimento da empresa. Em 2022, as despesas com vendas, gerais e administrativas contábeis totalizaram aprox. R$ 91,5 milhões, queda de 8% em relação a 2021.
O EBITDA contábil da Companhia também apresentou patamar record na história da 2W, totalizando R$ 90 milhões no 4T22 e R$ 110 milhões no ano, corroborando a forte capacidade execução e geração de resultado operacional recorrente da companhia por meio de sua comercializadora. O EBITDA ajustado, que desconsidera efeitos não recorrentes atingiu R$ 92 milhões no 4T22 e R$ 130 milhões em 2022. Já o EBITDA pró-forma da comercializadora, que desconsidera os efeitos não recorrentes do período e exclui as despesas referentes aos projetos (visando ter uma visão mais clara do que é o nível de EBITDA atribuído a atividade de comercialização apenas), atingiu R$ 94 milhões no 4T22 e 142 milhões em 2022.
O resultado financeiro no 4T22 registrou uma despesa financeira líquida de R$ 13,2 milhões, aumento de 18% em comparação com o mesmo período do ano anterior, em virtude de novas captações de financiamentos de longo prazo para investimento nos ativos de geração de energia renovável. Em 2022, a despesa financeira líquida ficou em R$ 25,1 milhões.
Dessa forma, a 2W atingiu o maior lucro líquido contábil em um trimestre da sua história, no montante de R$ 57 milhões no 4T22. No acumulado do ano, o lucro líquido contábil da Companhia alcançou o montante de R$ 43,5 milhões. Levando em conta os ajustes de itens não recorrentes, o lucro líquido ajustado foi de, aproximadamente, R$ 59 milhões no 4T22 e, aproximadamente, R$ 64 milhões no acumulado do ano de 2022.
Além disso, a 2W terminou o ano de 2022 com confortável posição de caixa, totalizando, aproximadamente, R$ 247 milhões. Com o lucro líquido contábil de R$ 43,5 milhões em 2022, a 2W aumentou seu patrimônio líquido de R$ 44,9 milhões em 2021 para R$ 88,7 milhões no fechamento de 2022.
Destaques de 2022
No final de 2022, a 2W iniciou o comissionamento e a geração de energia do seu primeiro parque eólico, Complexo Anemus Wind (RN). Também foi concluída a estruturação financeira e iniciada as obras de implantação da primeira fase do segundo parque eólico da companhia, o Complexo Kairós Wind (CE).
Em janeiro de 2023, a Agência Nacional de Energia Elétrica (“ANEEL”) liberou parte das unidades geradoras do Complexo Anemus Wind para o início de operação em teste, abrindo caminho para que sejam comissionadas suas 33 turbinas, entrando o parque eólico, assim, em operação.
“Esse é apenas o começo de uma história de grande sucesso de uma empresa que é líder no segmento de venda de energia para segmento varejo, com flexibilidade comercial para venda de energia no segmento atacado e, por último, com modelo de negócios verticalizado: somos proprietários de nossos próprios parques de geração de energia limpa e barata”, afirmou Claudio Ribeiro (foto), CEO da 2W Ecobank.
Em 2022, a 2W consolidou seu posicionamento no segmento varejo, com crescimento de 92% em relação a 2021, adicionando 243 unidades consumidoras com preço médio de R$ 240 por MWh e prazo médio dos contratos de 7,6 anos. Com isso, a 2W segue sustentando uma elevada participação nas migrações para o mercado livre de energia, com 11,8% daquelas incorridas nos últimos 12 meses.
“Estamos presentes em todo Brasil, com forte capilaridade, alcançando pequenos e médios empresários nos rincões do país. Essa força comercial atrelada a uma ampla proposta de valor, focada nas necessidades do cliente e ofertando serviços que vão muito além da energia nos permitiu praticamente dobrar a base de clientes em 2022, fechando contratos com bom patamar e estabilidade de preços”, completa.
Além disso, a companhia repaginou sua força comercial, consolidando uma equipe de originadores que hoje conta com aproximadamente 450 consultores em plena atividade. Além desses, a 2W firmou parcerias institucionais e com diversas federações das indústrias, tais como a FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, FIEMA - Federação das Indústrias do Estado do Maranhão e FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará; e com a associação ABRASCE - Associação Brasileira de Shopping Centers, com o objetivo de ampliar seu acesso às empresas com potencial de migrar para o mercado livre.
Em 2022, a Companhia celebrou seu primeiro contrato no formato White Label, com a Oi S.A., que passará a ofertar, além de serviços de telefonia e internet, energia renovável com sua própria marca, a Oi Energia. Nessa parceria, a Oi atuará através de sua força comercial e publicidade junto a 12 milhões de UGRs (Unidade Geradoras de Receita), tanto de alta tensão, para as quais a 2W fornecerá energia e auxiliará na migração para o mercado livre de energia, como também para as de baixa tensão, já se posicionando para a aguardada abertura de mercado nos próximos anos.
A 2W também apresentou grande evolução em seu portfólio de produtos, que conta não apenas com descontos na conta de energia na migração para o mercado livre, mas também com soluções que melhoram a competitividade e o posicionamento sustentável de seus clientes, reforçando sua vocação de ter o cliente no centro da sua estratégia de atuação, propiciando aos mesmos a melhor experiência possível. No 4T22, a 2W evoluiu ainda mais nos sistemas de suporte a vendas relacionados ao produto Agregga, voltado para empresas de pequeno e médio porte. Esse produto destina-se a consumidores aptos a migrar a partir de 2024, possibilitando-os, desde já, a se tornarem clientes 2W e ter acesso aos benefícios dos variados produtos oferecidos pela companhia, tais como o ecocash (desconto antecipado), descarbonização e consultoria energética. No produto Energia Livre, voltado para empresas de grande e médio porte, a 2W atingiu um novo recorde de fechamento de negócios, totalizando 59 novas unidades consumidoras no 4T22.
No segmento atacado, a 2W fechou importantes contratos com grandes empresas tais como Ambev, Banrisul, detentoras de elevados ratings de crédito e com o Serviço Municipal de Águas e Esgotos – SEMAE. Igualmente, a Companhia celebrou contratos com outras companhias que, mesmo já estando no mercado livre, optaram por ter a 2W como seu fornecedor de energia para os próximos anos. Só no 4T22, a 2W fechou 16 novos contratos nesse segmento. Olhando o ano de 2022, a 2W vendeu para mais de 60 contrapartes, com prazo médio de 6,3 anos e preço médio de 205 R$/MWh. Vale mencionar também que, nesse segmento, a 2W recebeu, no 4T22, um total de 495 cotações de diferentes clientes, número recorde para a companhia no período de um trimestre, sendo que, ao longo de 2022, a companhia fez negócios com mais de 170 gestoras no país, o que acreditamos ser uma das maiores capilaridades do setor nesse segmento.
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