Redação TN/Assessoria
Estão abertas as inscrições para o 2º Prêmio UDOP/Embrapa de Boas Práticas Ambientais. A premiação foi criada em 2021 pela UDOP, em parceria com a Embrapa Meio Ambiente, e tem como objetivo reconhecer e estimular as melhores ações voltadas para a sustentabilidade do setor sucroenergético em prol do desenvolvimento do Brasil e do mundo.
De acordo com o regulamento, podem concorrer à premiação as agroindústrias associadas à UDOP. Uma mesma usina poderá concorrer em várias categorias ou com mais de um projeto em uma determina categoria.
A grande novidade para a edição 2022 foi a criação da categoria: Uso sustentável de fertilizantes. Nesta nova categoria, as usinas poderão inscrever projetos que melhorem a eficiência de uso, tornem e/ou ampliem a sustentabilidade no uso de fertilizantes, em áreas sob a gestão da usina.
Enquadram-se nesta categoria projetos que abordem: Uso de fertilizantes minerais mais eficientes (liberação lenta, fórmulas mais balanceadas, etc); Substituições de uso por fontes minerais com menor impacto ambiental; Métodos e doses de aplicação; Aumento no uso de fertilizantes orgânicos; Aumento no uso de organominerais; Aumento no uso de bioinsumos; Planejamento de ampliações de uso em curto, médio e longo prazos; Ferramentas de gerenciamento de aplicação, de seleção de fontes conforme produtividade esperada, etc e outras ações de melhoria de eficiência.
"Essa é uma oportunidade de disseminar as práticas sustentáveis do nosso setor, desconstruindo alguns dogmas de que o setor é poluidor e criando uma consciência global sobre os benefícios das energias alternativas, em especial o etanol e a bioeletricidade para o futuro da humanidade", destaca o presidente executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe.
Para esta edição da premiação, a inscrição deverá ser individual por usina (unidade) e não por grupo através da página do prêmio no site da UDOP (www.udop.com.br/premio-udop-embrapa) até o dia 30 de setembro.
Categorias
Ao todo, o 2º Prêmio UDOP/Embrapa de Boas Práticas Ambientais disponibiliza quatro categorias:
* Gestão de emissões de gases de efeito estufa no âmbito do RenovaBio;
* Gestão da água;
* Gestão da paisagem;
* Uso sustentável de fertilizantes.
Para a categoria Gestão de Emissões de Gases de Efeito Estufa, poderão concorrer apenas as usinas certificadas no RenovaBio.
A cerimônia de premiação das boas práticas ocorrerá durante o 5º Seminário UDOP de Inovações, nos dias 22 e 23 de novembro, no campus da UNIP, em Araçatuba/SP. A Comissão Avaliadora do Prêmio é formada por profissionais/pesquisadores da Embrapa e por autoridades escolhidas pela Coordenação do Prêmio.
Serviço
2º Prêmio UDOP/Embrapa de Boas Práticas Ambientais
Inscrições até 30 de setembro
Mais informações e inscrições: www.udop.com.br/premio-udop-embrapa
Fale Conosco
21