Combustível é impulsionado pela reação do mercado a falta de cooperação do Irã com o órgão de vigilância nuclear da ONU.
DATAGRO, 03/07/2025O contrato de agosto do petróleo WTI terminou esta quarta-feira (2) em expressiva alta de 3,05% na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex), cotado a US$ 65,45/barril. O vencimento de setembro para o Brent avançou 2,98% na Intercontinental Exchange (ICE), negociado a US$ 67,11/barril.
Neste pregão, os preços do combustível foram impulsionados pela reação do mercado à decisão do Irã em criar uma lei que estipula que qualquer inspeção de suas unidades de beneficiamento de urânio, feitas pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão de vigilância da Organização das Nações Unidas (ONU), devem ser aprovadas pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional de Teerã.
As cotações também receberam suporte pelo acordo comercial entre os Estados Unidos e o Vietnã, que estabelece tarifas de 20% sobre as exportações do país asiático e de 40% para reexportações. O prazo final para os países negociarem as taxas para produtos encaminhados para a nação americana encerra no próximo dia 9.
Limitando maiores ganhos, a Administração de Informação de Energia (EIA) divulgou que os estoques de petróleo dos Estados Unidos avançaram 3,845 milhões de barris, para 419 milhões de barris (sem considerar a reserva estratégica), na semana encerrada em 27 de junho. Por outro lado, o mercado projetava uma queda de 3,500 mi de barris.
Enquanto isso, a estatal indiana Engineers India Ltd., responsável pelas reservas estratégicas de petróleo do país, informou que está conduzindo estudos de viabilidade para a construção de três novas unidades de armazenamento. Os projetos integram o plano nacional de fortalecimento da segurança energética diante de possíveis interrupções no fornecimento global.
Fale Conosco