Artigo

Universitários: mobilidade inteligente, educação e empregabilidade, por Madalena Feliciano e Leonardo Macarrão Jr

Madalena Feliciano e Leonardo Macarrão Jr
09/10/2017 19:02
Visualizações: 567 (0) (0) (0) (0)

O perfil dos estudantes vem se modificando de forma acentuada desde os anos 1990, impulsionado pela utilização da internet. Desde que surgiram os smartphones as pesquisas se tornaram muito mais rápidas, a um clique do aluno a partir de qualquer lugar.

Essa facilidade trouxe grandes benefícios ao estudante, que pode pesquisar assuntos diversos em curto prazo de tempo, coisa que não faria se precisasse se deslocar para acessar uma biblioteca física tradicional.

A tecnologia contribui com o crescimento intelectual e cultural dos alunos. Paralelamente, os trabalhos escolares passaram a ter mais qualidade técnica e também mais rigor na avaliação por parte dos professores, justamente por causa da facilidade de consulta e do maior acesso a novos acervos, pesquisas científicas e publicações técnicas, entre outros meios de informação.

Acompanhando esse processo de evolução surgiu ao aluno a possibilidade de cursos à distância, excelente para quem vive longe dos grandes centros urbanos e também para quem quer fazer cursos fora do Brasil sem sair de casa.

A evolução não parou por aí. Graças à disposição de professores em ajudar alunos a resolver exercícios, ensinar e reforçar conceitos, foram criadas aulas gravadas disponíveis a quem precisar. No canal Youtube surgiram cursos e, principalmente, aulas de curta duração em vídeo para todas as necessidades.

A neurociência já provou que cada pessoa tem um estilo de aprendizagem, isto é, algumas têm facilidade para aprender por meio de áudio, outras por imagens e vídeos, outras discutindo e outras pela prática.

Entender qual é o melhor método para si mesmo gera autoconhecimento e potencializa o autodesenvolvimento em curto prazo.

Do ponto de vista da construção de uma carreira, hoje sabemos que é preciso um pouco mais do que uma boa formação acadêmica para garantir a chamada empregabilidade, nome dado à capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho.

Nesse contexto a inteligência emocional do engenheiro é tão importante quanto sua habilidade técnica. Atuais indicadores do mercado de trabalho apontam que a maioria (aproximadamente 85%) das demissões se dá por problemas comportamentais e não técnicos.

A boa notícia é que por meio de alto impacto é possível preparar profissionais para a produtividade que o mercado exige e para os resultados que as empresas cobram.

Qual é o comportamento adequado diante de desafios? Qual deve ser a postura diante das mais variadas situações? O que deve ser feito para estar bem preparado para superar exigências e ser um profissional diferenciado? Qual é a importância de estar sempre aberto ao novo, à autorreflexão e à melhoria contínua de si mesmo?

Este momento de transição para a mobilidade inteligente em âmbito mundial, com novas tecnologias que afetam o ambiente das organizações, é uma convocação ao debate de ideias e compartilhamento de experiências, em especial na educação de engenharia.

Estamos de fato preparando engenheiros para o futuro? Essa questão define o foco das discussões do grupo de debatedores do painel de Educação de Engenharia do Congresso SAE BRASIL 2017, formado por estudantes, profissionais dedicados à pesquisa de aplicativos, à prática processos inovadores de aprendizado em universidades e em mídias sociais, e à gestão de carreira e treinamento para engenheiros.

Sobre os autores: Madalena Feliciano é CEO das empresas IPC – Instituto Profissional de Coaching e Outliers Carrers – Gestão de carreira e coaching e Leonardo Macarrão Jr é professor do curso de Engenharia de Produção da ESEG – Escola Superior de Engenharia e Gestão e membro do Comitê Educação de Engenharia do Congresso SAE BRASIL 2017

Serviço: 

26º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade

07 a 09 de novembro de 2017

Tema: “A mobilidade inteligente e a transição para o futuro”

Novo local: Pro Magno Centro de Eventos - rua Samaritá, 230, bairro Casa Verde, São Paulo (SP)

Painel Educação de Engenharia - 8/11/2017 - 9h - Auditório SAE BRASIL 2

Tema: “O empoderamento do aluno de engenharia através das tecnologias de aprendizado”

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
OneSubsea entrega primeira árvore de natal molhada de Bú...
28/08/25
Offshore
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita...
28/08/25
Energia Elétrica
Bandeira vermelha eleva custo da energia, mas associados...
27/08/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
IBP debate investimentos em infraestrutura e logística n...
27/08/25
ANP
Segunda etapa de audiência pública debate classificação ...
27/08/25
IBP
RELIVRE reafirma a competência federal referente à ativi...
27/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
27/08/25
ANP
Pesquisa, desenvolvimento e inovação: ANP atualiza Paine...
27/08/25
Seminário
PPSA abre inscrições para Seminário de Lançamento do Lei...
27/08/25
IBP
Carta Aberta em apoio à ANP na classificação de gasoduto...
27/08/25
Logística
Vast Infraestrutura inicia construção do parque de tanca...
26/08/25
Biodiesel
Rumo a uma navegação mais sustentável, Citrosuco inicia ...
26/08/25
ANP
Oferta Permanente de Concessão: resultado parcial do 5º ...
26/08/25
PD&I
Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétrica...
26/08/25
PPSA
Leilão de Áreas Não Contratadas será realizado em dezembro
26/08/25
IBP
Desafio iUP Innovation Connections inicia etapa de capac...
25/08/25
Transição Energética
Fórum Nordeste 2025 discute energias renováveis, sustent...
25/08/25
Margem Equatorial
10 perguntas e respostas sobre a Avaliação Pré-Operacion...
25/08/25
Internacional
UNICA participa de encontro internacional na Coreia de S...
25/08/25
Reconhecimento
HPG Lab é premiado no Prêmio Inventor Petrobras 2025 com...
25/08/25
Combustíveis
Etanol anidro recua e hidratado sobe na semana de 18 a 2...
25/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.