Artigo

RH aposta em Chat GPT para evoluir dentro das empresas, por Flávio Legieri

Redação TN Petróleo/Assessoria
11/05/2023 09:47
RH aposta em Chat GPT para evoluir dentro das empresas, por Flávio Legieri Imagem: Divulgação Visualizações: 1071 (0) (0) (0) (0)

Novas soluções seguem ganhando espaço no mercado a todo momento. A sensação é quase a de que avançamos 30 anos em apenas 5, com tanta tecnologia presente tanto no nosso dia a dia como no trabalho. A expansão desse mercado e os investimentos aplicados não param de crescer, e recentemente um tópico vem dominando as discussões: a criação e utilização do Chat GPT no mundo corporativo. O uso de inteligência artificial não é nenhuma novidade, mas as possibilidades apresentadas pela ferramenta chamam a atenção dos profissionais brasileiros. Segundo pesquisa realizada pela Semrush, o Brasil corresponde a 4,3% do total do tráfego de visitas do site, sendo um dos cinco países que mais acessam a página da inteligência artificial.

E um dos segmentos que vem apostando no uso do Chat GPT é justamente o de RH. Com a possibilidade de automatizar processos como a descrição e abertura de vagas, análise de currículos, divulgação de vagas e processos de testes e aplicação de conhecimentos específicos, que quando elaborados da forma tradicional podem significar horas de dedicação, a ferramenta tem sido uma grande aliada da área, atuando com a capacidade de simplificar as rotinas e garantir mais agilidade para os profissionais.

O RH, aliás, vem sendo um precursor no uso de tecnologias dentro das empresas. Gestão de pontos, desenvolvimento profissional e plano de carreira são alguns outros processos que ganham cada vez mais soluções inovadoras e que tornam a área mais estratégica e assertiva. Com o avanço da sociedade e modelos de trabalho, os profissionais de recursos humanos precisaram rever e reinventar sua forma de trabalhar, como atrair e reter talentos, como manter a cultura organizacional, como inovar e criar propósito para as empresas e funcionários. Isso tudo aliado às mudanças geracionais que demandam mudanças antes desconhecidas.

O uso da tecnologia e a automatização de processos como as proporcionadas pelo Chat GPT abrem portas para que os profissionais de RH olhem para as necessidades humanas e não as processuais. Enquanto a inteligência artificial descreve uma vaga, é possível, por exemplo, estudar e aprender sobre a geração Z e o que ela espera do mercado de trabalho. Estamos vivendo a mudança geracional de forma muito evidente e essa deve ser uma preocupação do RH exercida pela mente humana.

O setor tem muito a desenvolver, mas a boa receptividade com as novas tecnologias conta a favor do RH, afinal abre caminho para que o principal objetivo da área, de ter o olhar centrado no humano, possa ser realizado de forma efetiva, enquanto a tecnologia trabalha nos processos que podem ser automatizados. O Chat GPT é um grande exemplo, enquanto as discussões em torno de suas vantagens ainda acontecem, o setor de recursos humanos toma a frente e já o coloca para dentro do seu dia a dia. É um caminho sem volta, mas muito promissor para todo o mercado.

Sobre o autor: Flávio Legieri é CEO e Cofundador da Intelligenza IT desde 2008, a empresa é a maior consultoria nacional de tecnologia SAP para RH. Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela FIA Business School,  é reconhecido por sua liderança humanizada e pela personalidade inspiradora, acumulando anos de experiência no setor e diversos casos de sucesso que elevaram a empresa no mercado, sendo hoje uma das principais no ramo. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.