Artigo

Responsabilidade ambiental e social é pauta essencial nas empresas, por Marcos Fenício

Redação TN/Assessoria
23/08/2022 11:30
Responsabilidade ambiental e social é pauta essencial nas empresas, por Marcos Fenício Imagem: Divulgação Visualizações: 1165 (0) (0) (0) (0)

Na última década, as grandes empresas foram inseridas no debate ambiental, principalmente na maneira como se posicionam sobre o tema e aos impactos que podem causar nos ecossistemas, além do seu comportamento em relação às práticas ESG. Como forma de consolidação desse propósito, também buscam o título de “Empresas B”, que certifica corporações com visões socioambientais.

Embora o Brasil tenha apresentado um crescimento de 38% na lista global que reconhece “Empresas B”, atualmente, são apenas 233 companhias certificadas no quesito, diante de quase seis milhões de empresas em atividade no país, segundo o Ministério da Economia. 

As “Empresas B” costumam fortalecer sua cultura socioambiental, atingindo seus colaboradores e tornando-os mais engajados nas causas ligadas ao meio ambiente e  mais confiantes e multiplicadores dos impactos positivos. 

Para ser considerada uma “Empresa B”, é preciso avaliar os impactos de decisões em relação aos seus colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e ao meio ambiente. A cada dia que passa, a Tia Sônia investe e desenvolve políticas, práticas e programas que a tornem um instrumento positivo de impactos sociais, ambientais e econômicos, ou seja, no caminho de ser uma empresa melhor no país, em linha com o que preza o Sistema B.

Hoje existem três pilares das empresas B dentro da marca Tia Sônia: 

  1. O cuidado com os colaboradores para além do exigido legalmente;
  2. Ter produtos naturais e certificados para manter a qualidade com mínimos impactos ambientais; 
  3. A diversidade nas ações, doações e investimentos sociais, voltados principalmente para educação e alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Ser competitiva e sustentável a longo prazo

Conciliar competitividade no mercado atual com o desenvolvimento sustentável pode não ser uma tarefa fácil, mas de acordo com a marca, é uma tarefa necessária e urgente. 

O desenvolvimento sustentável é uma ferramenta essencial para a competitividade e não o contrário. Hoje, se você não tiver propósitos alinhados às atividades socioambientais, você não permanece no mercado. Isso agrega valor a sua marca. Os colaboradores não querem mais fazer parte de empresas que só visam o lucro.

Na Tia Sônia, as escolhas para estar em linha com as práticas ESG podem ser notadas, por exemplo, no início do processo de adaptações das novas embalagens, que contém o selo “I’m Green” - produzida 100% de maneira sustentável, com 64% feita de plástico verde e 36% de garrafa pet reciclada.

Essa embalagem custa, para nós, 40% a mais do que a nossa antiga produção e isso não é repassado para o custo final do produto.  Mas, é nisso que entra o nosso compromisso de alinhamento com as práticas das empresas B. Embora custe mais, traz benefícios ao meio ambiente, o que, a longo prazo, torna-se mais valoroso, além de estar em sintonia com as práticas ESG.

 

Afinal, como se tornar uma empresa B?

No caso da Tia Sônia, foi necessário estruturar, na prática, a gestão ambiental, os indicadores ESG, elaborar políticas, organizar dados e documentos. No processo, a empresa se deparou com alguns dos desafios, entre eles:

  • Organização de dados e registro dos indicadores;
  • Comunicação interna, os dados para a certificação envolvem toda a empresa, então, é necessário que os setores colaborem em conjunto para coletar as informações e implementar as novas práticas e políticas; 
  • Ter que declarar as informações do ano fiscal anterior e não do que está sendo implementado atualmente, isso faz com que as empresas adicionem informações consolidadas no processo, o que aumenta a credibilidade da certificação, mas acaba tornando o processo mais longo. 

Durante o processo, perceber o quanto nosso propósito sempre esteve alinhado à esta causa foi essencial. Ser uma empresa certificada traz benefícios por ser um lugar mais seguro e equitativo, que busca fortalecer questões sociais como direitos humanos e diversidade. 

Sobre o autor: Marcos Fenício é CEO e fundador da Tia Sônia, famosa pela granola, a marca já conta com mais de 80 produtos entre barrinhas, snacks, linha de suplementos naturais e integrais. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Parceria
Vultur Oil e Mandacaru Energia são novas parcerias da MX...
07/08/25
Exportações
Firjan reitera preocupação com implementação de tarifaço...
07/08/25
Evento
Fenasucro & Agrocana: 5 motivos para não perder a maior ...
06/08/25
Etanol
Produção do etanol de trigo é aposta para ampliação da m...
06/08/25
Carros elétricos
Programa Carro Sustentável faz vendas de modelos 1.0 sal...
06/08/25
Energia renovável
Com 4,2 GW ao longo de 2025, usinas renováveis dominaram...
06/08/25
Investimento
Grupo Potencial pretende investir R$ 2 bi em biorrefinar...
06/08/25
PD&I
Navio da Transpetro realiza inspeção estrutural utilizan...
06/08/25
Combustíveis
Diesel comum fica mais caro em julho, enquanto S-10 segu...
06/08/25
Bacia de Campos
Petrobras conclui cessão dos campos de Cherne e Bagre pa...
06/08/25
Resultado
PRIO supera obstáculos e fecha o 2T25 com marcos importa...
06/08/25
Combustíveis
Preços dos combustíveis caem na BR-101, mas rodovia aind...
05/08/25
Bacia de Santos
bp anuncia descoberta de petróleo no poço exploratório B...
05/08/25
Bunker
Bunker One e Acelen passam da marca de 60 embarcações ab...
05/08/25
Etanol
Pedra Agroindustrial recebe autorização da ANP para inic...
04/08/25
Evento
Biocombustíveis de nova geração ganham espaço na Fenasuc...
04/08/25
Negócio
PPSA vai comercializar 500 mil barris de Atapu em agosto
04/08/25
Descomissionamento
Contrato de embarcações voltadas à campanha de prontidão...
04/08/25
Combustíveis
Etanol registra alta na última semana de julho, aponta C...
04/08/25
Contratos
Oil States consegue novos contratos com a Petrobras
01/08/25
Santa Catarina
SCGÁS garante fornecimento de gás natural em Santa Catarina
01/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22