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Quem pagará para descarbonizar a cadeia de suprimentos? por Alexandre do Valle

Redação TN Petróleo/Assessoria
09/01/2024 16:13
Quem pagará para descarbonizar a cadeia de suprimentos? por Alexandre do Valle Imagem: Divulgação Visualizações: 298

Algumas empresas estão ajudando seus fornecedores a reduzir as emissões de gases do efeito de estufa. Outras estão impondo novos requisitos aos fornecedores sem arcar com nenhum dos custos.

Para descarbonizar o mundo, o mundo deve descarbonizar suas cadeias de suprimentos de maneira rápida.
Cerca de 75% de todas as emissões de gases enquadram-se nas emissões do Escopo 3, que inclui a cadeia de suprimentos, bem como a utilização final dos bens e serviços de uma empresa.

Cortar essas emissões será suficiente para evitar alterações climáticas catastróficas, mas exigirá tecnologia, infraestrutura, mudanças operacionais e dinheiro.

O custo total da transição da economia global para emissões zero deverá custar mais 3,5 biliões de dólares por ano em despesas de capital, ou cerca de metade dos lucros das corporações globais do mundo, de acordo com uma estimativa de 2022 da McKinsey.

À medida que mais empresas procuram reduzir a pegada de carbono em suas cadeias de suprimentos, a pergunta que todos se fazem é: quem pagará pelas mudanças necessárias: compradores ou fornecedores? Até as marcas mais ricas do mundo estão descobrindo o verdadeiro custo da descarbonização de suas cadeias de abastecimento.

A quantidade de investimentos internos direcionados para atividades de descarbonização varia enormemente entre as organizações. Não são apenas os fornecedores que estão lutando com o ‘como posso pagar por isso?’. São as organizações como um todo.

Embora grandes empresas criem parcerias para ajudar os fornecedores a reduzir suas emissões, algumas podem simplesmente forçar que seus fornecedores se autorregulem e resolvam por si só tais temas.

Em muitas empresas, o controle de custos, e não a redução de carbono, continua a ser a principal prioridade.

Num estudo da EY Brasil realizado este ano, apenas um terço dos executivos e gestores pesquisados afirmaram estar “muito confiantes” na sua capacidade de atingir seus objetivos na redução de carbono. O estudo mostra também que o controle de custos continuou a ser a prioridade principal dos líderes de compras em detrimento de outras, incluindo a sustentabilidade.

A portas fechadas, muitos CFOs dizem: 'Bem, eu sei que terei que fazer isso. Mas quando devo fazer isso?'

Infelizmente, para parte da humanidade o clima é indiferente aos planos orçamentais e às metas de lucro. O mundo precisa da redução de emissões de gases de efeito estufa em 43% até 2030 para evitar resultados mais extremos das alterações climáticas, de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas das Nações Unidas.

As emissões de Escopo 3, especificamente as ligadas à cadeia de suprimentos, apresentam um desafio e um encargo de custos especialmente acentuados.

A simples compreensão da extensão deste processo exige tempo, dados e, muitas vezes, tecnologia. Tudo isso exige dinheiro.

Tais emissões, que ocorrem fora do âmbito empresarial, são as mais dispendiosas de monitorar, além de serem as que mais geram pegadas de carbono.

Alguns esforços de redução de carbono poderiam pagar-se a longo prazo através de mudanças operacionais, aumento de eficiência da produção ou reduzindo os custos de energia. Mas algumas perguntas precisam ser respondidas antes.

Como posso reduzir o consumo? 
Como faço para mudar meu consumo de produtos? 
Os fornecedores que podem pagar poderão ter seus próprios incentivos para investir na redução de emissões, especialmente nos setores de bens de consumo, onde existe um grande volume de clientes que desejam produtos cada vez mais sustentáveis. Contudo, muitos fornecedores podem não ter recursos para fazer estes investimentos sem ajuda.

Financiamentos poderão ajudar a preencher pelo menos parte da lacuna entre as demandas ambientais globais e os objetivos financeiros empresariais entre compradores e fornecedores quando se tratar da redução da pegada de carbono. 
Há cada vez melhores taxas de financiamento para projetos que visam melhor desempenho em iniciativas verdes.
O mercado de capital verde expandiu-se rapidamente nos últimos anos. Uma área onde os investidores podem aplicar o seu dinheiro para financiar a transição climática é através dos chamados títulos verdes e outros instrumentos de empréstimo.

Tais investimentos podem ajudar a financiar projetos com foco ambiental. A Apple, por exemplo, anunciou US$ 4,7 bilhões em títulos verdes no ano passado para “impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias de fabricação e reciclagem de baixo carbono”, incluindo alumínio sem carbono para seus produtos, com isso a gigante da computação almeja uma economia neutra em carbono. cadeia de abastecimento até 2030.

O Walmart anunciou um valor “inicial” de 2 bilhões de dólares em títulos verdes em 2022, com parte dos lucros destinados a iniciativas de redução de resíduos e de transporte sustentável na sua cadeia de abastecimento. A empresa também está tentando ajudar seus fornecedores a descarbonizarem suas cadeias de suprimentos por meio de um programa de financiamento da cadeia de suprimentos vinculado a metas ambientais.  Introduzido no final de 2021 como “pioneiro na indústria”, o programa disponibilizado através do HSBC oferece aos fornecedores melhores condições de financiamento atrelado aos cumprimentos de metas de redução de gases de efeito estufa com base científica vinculadas ao Projeto Gigaton, que visa cortar 1 bilhão de toneladas métricas de emissões da sua cadeia de abastecimento até 2030.

Qualquer que seja a utilidade e os limites de tais programas de financiamento, eles estão longe de ser um consenso.
Em todos os setores há uma série de abordagens, algumas mais propícias ao trabalho com fornecedores com maiores dificuldades financeiras do que outras.

Eu, particularmente, já vi empresas irem até sua base de fornecedores e dizerem: ‘Aqui está minha meta: faça ou morra. Se você não conseguir reduzir suas emissões de acordo com minha meta, vou cortá-los do meu vendor list”. E essa é uma forma particularmente draconiana e ineficaz de executar um programa de descarbonização.

De outro lado, já vejo alguns exemplos de organizações que dizem: ‘Vamos ter uma abordagem com o envolvimento dos fornecedores mais estruturada. Vamos descobrir onde este parceiro está, como podemos ajudá-lo, como podemos desbloquear soluções de financiamento para você e ser mais colaborativos.'

Acredito que se nós, de suprimentos, quisermos descarbonizar, precisamos começar por aí e permitir que nossos parceiros empresariais consigam ajustar seus negócios. Precisamos abrir um diálogo com nossa base de fornecedores e descobrir juntos quais são suas necessidades e como juntos podemos tocar este projeto.

A 2bsupply está envolvida com projetos para análises das bases de fornecedores com a finalidade de entregar aos compradores dados e métricas de descarbonização que irão compor suas RFQs finais, acreditando que aqueles fornecedores que obtiverem sucesso podem criar novo valor num mundo com recursos limitados.

Sobre o autor: Alexandre do Valle é PhD na área de engenharia de suprimentos com foco em projetos digitais pela Universidade Federal Fluminense. Mestrado em tecnologia de Blockchain com foco em ferramentas e processos de digitalização para a cadeia de suprimentos. Pós-graduação em Gestão de Projetos pela Universidade Federal Fluminense e MBA em Projetos de Energia e ESG pela COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Consultor sênior para a empresa 2BSUPPLY. Psicanalista e Coach Profissional com certificação pelo IGT, International Coach Federation e ICF Brasil, tendo como ênfase análise comportamental e clareza de metas nas áreas profissionais e pessoais.

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