Artigo

Porque precisamos compreender a sustentabilidade, por Levy Seiya Maeda


10/06/2020 16:36
Visualizações: 806 (0) (0) (0) (0)

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Etimologicamente falando, a palavra sustentável tem origem no latim sustentare, que significa "sustentar", "apoiar" e "conservar". Como definição específica encontramos variações, mas em essência sustentabilidade é um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, formado por um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas.

Assim, podemos dizer que a sustentabilidade é apoiada por três pilares, que são: econômico, social e ambiental e vai muito além de responsabilidade com o meio ambiente, já que é um conceito abrangente e que agrega questões internas e externas das empresas.

Falando especialmente das instituições do mercado eventos, o conceito sustentável é aplicado com maior foco na ecoeficiência, ou seja, em ações ecológicas com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência para as pessoas e impactar o menos possível a natureza, além de gerar valor para a marca a partir de práticas conscientes.

Entendemos então a importância da discussão acerca da sustentabilidade e como as empresas podem investir em desenvolvimento sustentável e assim construir uma cultura com intuito de diminuir os problemas ambientais causados pelos seres humanos e enxergar a possibilidade de monetizar com uma atividade mais responsável e continuar a entregar festas de casamento, aniversários, confraternizações e diversos outros eventos com a mesma qualidade, ou melhor.

Gestores com pensamento exponencial no modo de conduzir seus negócios têm maior capilaridade no mercado e conseguem atrair o público-alvo em maior potencial, principalmente nesses novos tempos, em que as pessoas estão ressignificando o modo como se relacionam com o planeta e visam diminuir os impactos negativos na natureza.

Observamos em diversos setores, a crescente cobrança da sociedade em saber sobre como as organizações se relacionam com o mundo, desde suas práticas ambientais, até seus processos de desenvolvimento de produtos. No universo dos cosméticos por exemplo, as marcas ‘cruelty free’, ou seja, não fazem testes em animais, têm cada vez mais conquistado posicionamento, o que claramente demonstra que além do produto, o propósito daquela empresa tem grande relevância para aquele consumidor.

Contudo, precisamos ressaltar que não é suficiente somente anunciar: “somos uma empresa sustentável”. Para que isso seja verdade, é necessário aplicar diariamente o desenvolvimento sustentável com planejamento, levando em consideração a intervenção do ambiente interno e externo da instituição, além de envolver a participação da equipe e claro também do cliente. É essencial que a cultura organizacional seja transformada nessa direção e principalmente quando se trata de um local para eventos, é importantíssimo engajar atitudes conscientes das pessoas, para que assim o poder de disseminação seja aproveitado ao máximo e a missão institucional, de fato vire realidade.

Sustentabilidade está em alta, pode agregar valor, mas não deve apenas ser uma ação de marketing. É preciso seriedade, definir investimentos nessa área, aplicar mudanças estruturais e revisar atitudes que prejudicam os recursos naturais e assim, os preservaremos para as futuras gerações.

Sobre o autor: Levy Seiya Maeda é sócio fundador e diretor da Villa Mandacaru, empresa especializada na realização de casamentos sustentáveis. www.villamandacaru.com.br

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Etanol anidro recua e hidratado sobe na semana de 18 a 2...
25/08/25
Firjan
Rede de Oportunidades na Navalshore 2025 bate recorde de...
22/08/25
Mobilidade Sustentável
Shell Eco-marathon Brasil 2025 desafia os limites da mob...
22/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
IBP
27º Encontro do Asfalto discute futuro da pavimentação c...
22/08/25
RenovaBio
ANP aprova primeiro certificado da produção eficiente de...
22/08/25
Pessoas
Bruno Moretti é o novo presidente do Conselho de Adminis...
22/08/25
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 6 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.