Artigo

Perspectivas e tendências do mundo corporativo para 2023, por Pedro Kauffman

Redação TN Petróleo/Assessoria
26/12/2022 12:52
Perspectivas e tendências do mundo corporativo para 2023, por Pedro Kauffman Imagem: Divulgação Visualizações: 1126 (0) (0) (0) (0)

Os gestores de RH já se movimentam com o planejamento de 2023. No radar estão os novos modelos de trabalho, híbridos ou remotos, e principalmente, a singularidade que cada funcionário tem sua particularidade. Este é o momento para repensar o propósito e o valor da organização apostando no indivíduo.
As pesquisas sobre o mercado de trabalho apontam que o maior desafio dos departamentos de Recursos Humanos é incluir benefícios que atendam ao desejo dos colaboradores. Tanto para manter o engajamento dos funcionários, quanto para que seja algo que dê retorno às empresas. 82% dos profissionais entrevistados na Pesquisa de Funcionários do Gartner EVP disseram que queriam que sua organização os visse como pessoas, não apenas funcionários.
Há uma certeza, em troca de sua força de trabalho, todos os colaboradores estão em busca de um ambiente afável, que pela reciprocidade as empresas demonstrem reconhecimento pelas atividades realizadas, remuneração justa e benefícios corporativos. Esse último causa um grande impacto no trabalhador em relação à corporação. Afinal, promover o bem-estar e a felicidade dos colaboradores é a senha para que se crie um vínculo afetivo com a organização e assim o time alcançar os melhores resultados.
Oferecer benefícios como vale refeição, vale transporte e, com sorte um convênio médico, já não são suficientes. As empresas, para recrutar e manter seu time de excelência, estão cada vez mais atentos às questões de saúde, no âmbito psicológico e físico.
Os dados do levantamento do instituto Gallup apontam que funcionários felizes têm 50% menos acidentes laborais. Na mesma direção, o Harvard Business Review revelou que colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores. Nesse sentido, passou a ser essencial mostrar aos profissionais que a empresa os valoriza, precisa de seus talentos e aposta em suas habilidades para conquistar o sucesso.
Dentro dessa visão humanista, as empresas buscam investir cada vez mais em benefícios que retenham talentos e atraiam novos colaboradores alinhados com a missão das organizações. A gestão consciente impõe uma nova métrica que compreende as demandas de cada funcionário e aproxima a vida profissional, da vida pessoal.
Oferecer benefícios que estejam alinhados com os valores e propósito de vida das pessoas, estreitam a relação entre a empresa e o colaborador e tornam a empresa mais atrativa para o mercado. Investir em pessoas e manter os seus profissionais motivados, gera a redução das taxas de turnover e aumenta a felicidade e a produtividade no trabalho.
O Great Place to Work (GPTW) realizou uma pesquisa com 1.053 profissionais de diferentes áreas. No levantamento, os convênios e parcerias com academias de ginástica ocupam o quarto lugar (44,9%) entre os benefícios que mais mobilizam os funcionários. Os planos de saúde (82,5%) e odontológico (72,9%) ocupam as primeiras posições, seguido pela participação nos lucros (50,5%).
 

Sedentarismo

A realidade brasileira está longe de um ideal saudável. O Ministério da Saúde aponta que o sedentarismo é o lastro das doenças físicas e mentais da população. Os dados da Pesquisa Nacional de Saúde revelam que 47% dos brasileiros adultos não chegam a praticar o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda: 75 minutos de atividade física intensa ou 150 minutos de exercícios moderados durante a semana.
Neste cenário, a Fit Anywhere, healthtech que trabalha com o benefício corporativo buscando o conceito de wellness, incentivando a prática de hábitos saudáveis diária e constantemente para obter melhorias na saúde física e mental, e ter como consequência uma vida mais próspera, feliz e equilibrada em todas as suas esferas.
Estar alerta ao bem-estar do colaborador impacta positivamente no ambiente de trabalho e contribui para que o colaborador se sinta parte da organização. A empresa pode criar um programa de benefícios que seja revisado periodicamente e assim, o pacote pode ser ajustado e validado com os colaboradores.
O mercado de produtos wellness B2B proporciona aos gestores das empresas, serviços e conteúdos que gerem oportunidade de praticar atividade física, onde quer que eles estejam. Os treinos on-line são mais democráticos e atingem um maior número de pessoas que as academias tradicionais.

Com a contratação do app, a Fit Anywhere, a empresa pode oferecer ao colaborador a Consultoria Fit, que é um atendimento personalizado, na qual o colaborador terá uma avaliação on-line com educador físico, e um treino focado nos objetivos da pessoa, com 50% de desconto. Além disso, é concedido o acesso gratuito ao Fit Plus -- que é a combinação de quatro produtos de treinos online composto pelo treino em casa, treino na academia, Fit TV e videoaulas.

Qualquer empresa pode adquirir o plano por R$ 200 e ainda tem a possibilidade de contratar, à parte, ginástica laboral e bioimpedância para dar suporte na rotina dos colaboradores.

A perspectiva do mundo corporativo para 2023 aponta para a tendência de oferecer serviços on demand, on-line e anywhere. Esta é uma sacada incrível do setor que tem buscado, cada vez mais, oferecer serviços personalizados para se encaixar na rotina de cada pessoa.

Sobre o autor: Pedro Kauffman é fundador e CEO da Healthtech Fit Anywhere e rabino da Sinagoga Ahavat Reim no bairro Bom Retiro, em São Paulo, casado e pai de cinco filhos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
ANP divulga dados consolidados em inglês do setor regula...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Valge se prepara para comemorar 30 anos com foco no cres...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Em sua 4ª edição, SOG25 supera expectativas e já tem dat...
28/07/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras fortalecem parcerias e di...
28/07/25
Combustíveis
ANP vai rever atividade de formulação de gasolina e óleo...
28/07/25
GNV
Naturgy anuncia redução de tarifas de gás natural em agosto
28/07/25
Gás Natural
Petrobras atualiza preços do gás natural para distribuidoras
28/07/25
ANP
Inscrições para o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 202...
28/07/25
Drilling
Foresea se consolida na liderança do setor de perfuração...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas encerra quarta edição com anúncios da ...
28/07/25
Aviação
Firjan projeta volume dos combustíveis sustentáveis de a...
28/07/25
Combustíveis
Etanol registra variação mista entre os dias 21 e 25 de ...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 destaca competitividade do gás na...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Márcio Félix, presidente da ABPIP, enxerga futuro promis...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergas destaca avanços e interiorização do gás natural d...
25/07/25
Oferta Permanente
ANP aprova estudos do Projeto Calcita e pode dar origem ...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Mercado de gás natural é destaque no segundo dia do Serg...
25/07/25
PPSA
União passa a contar com participação de 1,89% na Jazida...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Inovaren marca presença na SOGE – Sergipe Oil & Gas 2025
24/07/25
Pessoas
Nova interina assumirá em 25/7 Diretoria 4 da ANP
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sebrae participa da abertura do Sergipe Oil&Gas 2025
24/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22