Artigo

Como equilibrar o uso da tecnologia pode elevar a satisfação dos colaboradores, por Shelley Olson

Redação TN Petróleo/Assessoria
19/10/2022 11:33
Como equilibrar o uso da tecnologia pode elevar a satisfação dos colaboradores, por Shelley Olson Imagem: Divulgação Visualizações: 1160 (0) (0) (0) (0)

À medida que a definição de trabalho evolui no mundo digital de hoje, muitas organizações estão intencionalmente dedicando muito tempo para garantir que a experiência dos funcionários seja a maior prioridade da empresa. Funcionários satisfeitos são fundamentais para promover uma melhor experiência ao cliente. Portanto, alinhar as experiências de clientes e funcionários produz um efeito multiplicador que beneficia um melhor desempenho dos negócios. 

Usar a tecnologia para criar um ambiente envolvente de colaboradores onde todos se sintam incluídos, não importa onde estejam localizados, é essencial. Lideranças precisam aplicar tecnologia para melhorar o sentimento dos funcionários e reduzir constantemente o número de tarefas repetitivas que um engenheiro de suporte técnico (ou TSE, na sigla em inglês), realiza com frequência.  

Um exemplo de como isso pode ser realizado são os fluxos de trabalho de agente automático baseados na NowPlatform, capaz de automatizar tarefas administrativas e de acompanhamento dos TSEs, como revisão interna de stakeholders, atualizações de status e lembretes aos clientes para revisar e encerrar casos. Apenas com essa carga de trabalho foi observada uma redução de 30 a 60 minutos do tempo de trabalho dos engenheiros por dia, sendo que agora podem gastar menos tempo em operações maçantes, manuais e mais tempo em casos intelectualmente estimulantes. 

Outro exemplo de tecnologia útil é o Guided Decisions, que fornece orientação orientada por IA para que os TSEs para possam seguir um caminho ideal para a resolução de casos. Com os comandos contextuais, podem resolver problemas complexos rapidamente, garantir consistência entre os clientes, reduzir o tempo de resolução e diminuir as escaladas. É um grande avanço tanto para colaboradores quanto para os clientes. 

O onboarding é outro processo que pode ser melhorado. Atualmente, usamos a tecnologia para reforçar a experiência presencial e otimizar o aprendizado em um ambiente virtual. Por exemplo, a automação nos ajuda a incentivar conexões através de grupos de novos contratados que formam um vínculo durante essa integração inicial. A tecnologia, assim, facilita as comunicações para que os membros possam manter contato após estas reuniões e se sentirem mais próximos dos colaboradores. Tal como acontece com os clientes, se os funcionários tiverem uma experiência de onboarding favorável, é provável que estejam mais comprometidos com a empresa, já que mesmo quando encontramos dificuldades, eles sabem que a empresa os apoia. E tudo começa com o vínculo formado desde o primeiro dia. 

Afinal, a tecnologia pode preencher lacunas, mas não substitui relacionamentos pessoais. Quando se trata de satisfação dos colaboradores, a automação é uma parte importante da equação para o sucesso dos negócios. Mas não devemos nos esquecer de incluir tempo para formar conexões e qualidade de vida, pois um cliente satisfeito está intimamente ligado a um funcionário satisfeito que está lhe prestando o serviço. 

*Sobre a autora: Shelley Olson é a Vice-presidente de estratégia e operações para o atendimento do cliente e suporte organizacional na ServiceNow 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Contratos
Oil States consegue novos contratos com a Petrobras
01/08/25
Santa Catarina
SCGÁS garante fornecimento de gás natural em Santa Catarina
01/08/25
Gás Natural
Algás amplia a interiorização do Gás Natural com rede pi...
01/08/25
Energia Elétrica
ONS divulga resultado do 2º Mecanismo Competitivo para c...
01/08/25
Gás Natural
Gasmig reduz tarifas de gás natural para indústrias e ve...
01/08/25
Evento
O principal congresso de END & Inspeção da América Latin...
01/08/25
Brasil
Governo Trump isenta petróleo e derivados de nova tarifa...
01/08/25
Combustíveis
ANP retoma Programa de Monitoramento da Qualidade dos Co...
01/08/25
Evento
Conferência Internacional de Energias Inteligentes acont...
01/08/25
Pré-Sal
MODEC celebra 15 e 10 anos dos FPSOs MV20 e MV26
31/07/25
Biodiesel
Produção de biodiesel em MT sobe 4,64% em junho no compa...
31/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 reforça protagonismo do estado na...
31/07/25
Acordo
Assinado acordo de leniência com empresas de energia e i...
31/07/25
Evento
Congresso da FIEE debate segurança energética em cenário...
31/07/25
Rio Grande do Sul
Sindienergia-RS e Países Baixos fortalecem conexões para...
30/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Comquality é destaque em Painel sobre segurança de Proce...
30/07/25
Evento
Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da m...
30/07/25
Resultado
Produção de petróleo e gás natural da Petrobras aumenta 5%
30/07/25
Refino
Com investimento de R$ 490 milhões, Refinaria de Cubatão...
30/07/25
Firjan
Em Brasília para tratar do tarifaço, Firjan se reúne com...
30/07/25
Descarbonização
Comerc chega a 500 Jornadas de Descarbonização e amplia ...
29/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22