Artigo

Como as empresas podem integrar IA nos seus negócios, sendo que 71% das companhias não estão preparadas para isso, por Harold Schultz

Redação TN Petróleo/Assessoria
11/06/2024 16:00
Como as empresas podem integrar IA nos seus negócios, sendo que 71% das companhias não estão preparadas para isso, por Harold Schultz Imagem: Divulgação Visualizações: 617 (0) (0) (0) (0)

Atualmente, é possível perceber a rapidez com que a Inteligência Artificial (IA) cresce, mas muitas empresas não fazem ideia do potencial que essa tecnologia oferece. As companhias que se adaptarem a trabalhar nesse formato, terão mais chances de se desenvolver e ganhar destaque junto com a IA. Das empresas no país, 71% afirmaram que não estão preparadas para integrar a IA nos seus negócios, com apenas 29% das companhias totalmente preparadas para implantar a tecnologia, é o que indica o primeiro Índice de Preparação para Inteligência Artificial da Cisco.

Podemos perceber que não é apenas um problema que acontece no Brasil. Uma pesquisa recente do Departamento de Censo dos EUA, revelou que apenas 5,4% das empresas americanas utilizam IA, e que 80,9% das companhias não utilizam a tecnologia por considerarem que ela não se aplica ao seu tipo de negócio.

O grande desafio das empresas neste ano, será permitir cada vez mais o uso de IA Generativa dentro dos negócios, pois é uma tecnologia que está avançando em um ritmo acelerado. Ela é capaz de criar textos, imagens, músicas e muito mais, as empresas podem se aproveitar desse recurso para integrá-la com CX, com soluções de bots, chatbots e voice bots, que é uma tendência forte para 2024.

No momento, as organizações que não implementaram o uso da inteligência artificial correm contra o tempo. Enquanto outras empresas se adaptam com a tecnologia e treinam os seus funcionários para trabalharem em conjunto com as novas soluções, outras companhias ainda não começaram esse processo e podem ter os seus negócios afetados negativamente.

Além das empresas implementarem a inteligência artificial nos seus negócios, é importante que elas façam isso de uma maneira eficiente. Por exemplo, com uma integradora, que conte com diversas soluções e parceiros. Contar com uma integradora é saber que o executivo poderá focar 100% em seus negócios, enquanto a empresa desenvolve outros pontos de tecnologia, com aplicações, soluções e aprimoramento. A integração deve ocorrer de uma maneira funcional e principalmente, que não afete outros setores da empresa, por isso é tão importante contar com uma integradora experiente.

Outro ponto que as companhias devem se preparar nessa nova fase, é sobre o desenvolvimento de habilidades dos seus profissionais em sua área de atuação.  Começar a trabalhar com IA de uma hora para outra, pode causar dificuldades para algumas pessoas, assim, o upskilling é importante para o aprimoramento dos funcionários em suas funções.

É necessário que as empresas aproveitem para navegar o “início” desta onda da inteligência artificial capacitando seus profissionais e construindo parcerias sólidas, para que não fiquem atrasadas em relação a outras companhias. Eu costumo dizer para os executivos, se você não está causando a disrupção do seu negócio, alguém está. Por conta disso, a integração da IA deve ser feita da maneira mais funcional possível.

Sobre o autor: Harold Schultz é Chief AI Officer da MakeOne – Consultor renomado em transformação digital e inovação, já realizou treinamento em mais de 150 empresas. Especializado pela FDC, certificação UX Designer pelo NN/g, ExO Sprint Coach pela OpenExa e Conselheiro pela GoNew. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Reconhecimento
Empresas do Grupo Prumo são destaque no Prêmio ANTAQ 2024
27/11/24
Terminais
APM Terminals Suape lança pedra fundamental de investime...
22/11/24
Resultado
Porto de Santos atinge a maior marca entre os meses de o...
22/11/24
Resultado
Subsea7 atinge US$ 321 milhões em EBITDA ajustado no 3T2...
21/11/24
Visita
Porto do Rio de Janeiro recebe vice-prefeito de Rotterda...
19/11/24
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro recebe três gigantes dos mares n...
19/11/24
Logística
Vast Infraestrutura realiza primeira operação no Termina...
18/11/24
Logística
Iniciativa do Super Terminais, píer flutuante em Itacoat...
14/11/24
Resultado
Porto de Imbituba tem o melhor outubro da história
14/11/24
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 99 mil bpd em setembro
13/11/24
Licitação
Programa TP 25: Transpetro abre resultado da licitação p...
11/11/24
Resultado
Petrobras divulga lucro de R$ 32,6 bilhões no 3º trimes...
08/11/24
Telecomunicações Offshore
NexusWave: Conectividade Marítima Confiável e Sem Interr...
07/11/24
Marinha do Brasil
Grupo EDGE amplia parceria com a Marinha do Brasil para ...
06/11/24
Certificação
Foresea recebe, pelo quarto ano seguido, certificação de...
06/11/24
E&P
ANP lança segunda fase do GeoMapsANP com novos dados e f...
06/11/24
BRANDED CONTENT
Estudo comprova eficiência do corte a plasma na manutenç...
02/11/24
Pré-Sal
FPSO Almirante Tamandaré chega ao Campo de Búzios
01/11/24
Pré-Sal
Com 3,681 de milhões de boe, pré-sal tem recorde de prod...
01/11/24
Pré-Sal
MODEC contribui com quase 40% da produção da Petrobras e...
01/11/24
E&P
Navio-sonda NORBE VIII, da Foresea, deixa Baía de Guanab...
01/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21