Artigo

Berço da indústria petroquímica brasileira, Mauá completa 64 anos, por Claudemir Peres

Claudemir Peres
07/12/2018 19:24
Visualizações: 666 (0) (0) (0) (0)

Neste dia 8 de dezembro, comemora-se o aniversário de 64 anos de Mauá, município que possui grande valor para o País por ser o berço da indústria petroquímica brasileira. O Polo Petroquímico começou a ganhar forma em 1954 com a instalação de uma refinaria de petróleo e se expandiu a partir de 1972 com o início de operação da primeira petroquímica do Brasil.

Até o início dos anos 1970, a localização deste complexo industrial era considerada uma região afastada, não havendo quase nada em seu entorno, além de algumas poucas fazendas. Assim, a partir da configuração de uma refinaria e uma petroquímica, desenharam-se outras companhias com produtos específicos, o que impulsionou o desenvolvimento socioeconômico do município.

Divulgação

Atualmente o Polo é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás, e alimentam centenas de indústrias espalhadas pelo ABC. Poucas indústrias apresentam tanto poder de multiplicação de negócios e inserção em segmentos de mercados quanto a química, denominada ‘a indústria das indústrias’.

Assim, o Polo é hoje de suma importância para diversos setores da economia de Mauá. Além de contribuir com parcela significativa dos impostos recolhidos pela cidade (do processamento de produtos como etileno, propileno e polietileno, provêm 66% da arrecadação de ICMS de Mauá), o complexo industrial gera 10 mil postos de trabalho, destes 2,5 mil são diretos.

Berço da indústria petroquímica nacional, Mauá ainda demonstra grande potencial para escrever novos capítulos desta história. Ao olhar para o futuro, nota-se que a cidade possibilita ao Polo uma capacidade bastante diferenciada para expansão, em relação a qualquer outro complexo do País, justamente por estar localizado no maior centro consumidor do hemisfério sul.

Em função deste pioneirismo, condição que não lhe permitiu prever desde o início todos os efeitos da instalação, a exemplo da proximidade entre residências e indústrias, este Polo Petroquímico também possui desafios superiores em relação aos outros três polos, que surgiram posteriormente e puderam se estruturar já com base na experiência de Mauá.

Neste dia 8 de dezembro, o Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) reafirma o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável deste importante complexo industrial, sendo uma das prioridades da entidade dar respostas aos anseios da comunidade do entorno, ao compatibilizar interesses sociais, econômicos e ambientais.

A interação entre a indústria química e a comunidade situada no entorno das fábricas é um fator primordial para a gestão do COFIP ABC, que lidera diversas iniciativas em diálogo permanente com a população. Um exemplo disso é o Conselho Comunitário Consultivo (CCC), que representa um canal aberto para a discussão de assuntos que sejam de interesse comum.

Sobre o autor: Claudemir Peres é presidente do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC)

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Logística
Vast Infraestrutura inicia construção do parque de tanca...
26/08/25
Biodiesel
Rumo a uma navegação mais sustentável, Citrosuco inicia ...
26/08/25
ANP
Oferta Permanente de Concessão: resultado parcial do 5º ...
26/08/25
PD&I
Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétrica...
26/08/25
PPSA
Leilão de Áreas Não Contratadas será realizado em dezembro
26/08/25
IBP
Desafio iUP Innovation Connections inicia etapa de capac...
25/08/25
Transição Energética
Fórum Nordeste 2025 discute energias renováveis, sustent...
25/08/25
Margem Equatorial
10 perguntas e respostas sobre a Avaliação Pré-Operacion...
25/08/25
Internacional
UNICA participa de encontro internacional na Coreia de S...
25/08/25
Reconhecimento
HPG Lab é premiado no Prêmio Inventor Petrobras 2025 com...
25/08/25
Combustíveis
Etanol anidro recua e hidratado sobe na semana de 18 a 2...
25/08/25
Firjan
Rede de Oportunidades na Navalshore 2025 bate recorde de...
22/08/25
Mobilidade Sustentável
Shell Eco-marathon Brasil 2025 desafia os limites da mob...
22/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
IBP
27º Encontro do Asfalto discute futuro da pavimentação c...
22/08/25
RenovaBio
ANP aprova primeiro certificado da produção eficiente de...
22/08/25
Pessoas
Bruno Moretti é o novo presidente do Conselho de Adminis...
22/08/25
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 6 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.