Artigo

6 características que líderes extraordinários têm em comum, por Deise Carvalho

Redação TN Petróleo/Assessoria
03/08/2023 09:54
6 características que líderes extraordinários têm em comum, por Deise Carvalho Imagem: Divulgação Visualizações: 1127 (0) (0) (0) (0)

Hoje, uma marca forte é indissociável dos valores da sociedade, de princípios éticos e de responsabilidade sócio ambiental, assim como de governança corporativa. E esses preceitos devem estar interiorizados em cada processo da cadeia de negócios. Mas como desenvolver tudo isso?

Sem dúvida um bom começo é colocar o propósito no centro da estratégia, assim como buscar líderes que pratiquem uma gestão humanizada, com perfil visionário e hábil.

Nesse sentido, o papel do líder vai muito além do job description de um cargo. Implica na responsabilidade sobre uma equipe e todo seu trabalho.

Ou seja, a liderança extraordinária tem papel fundamental para a construção de uma marca forte. Por isso, aqui vão 6 características para líderes que desejam conquistar impactos extraordinários:

1) Crie e compartilhe propósitos. As metas estabelecidas por um líder não são atingidas sem a ajuda de todos. Por isso, é justo que os colaboradores entendam o motivo do trabalho que realizam todos os dias. Para que as demandas façam sentido é preciso que toda a equipe se conecte com os objetivos do trabalho.

2) Conheça e organize a equipe. Não se esqueça: todo sucesso começa com um bom planejamento. Mas, para a estruturação das tarefas, é preciso conhecer seus colaboradores. Isso torna o momento de distribuição de demandas mais fácil, além de otimizar o trabalho. Quando um líder estabelece vínculos com a equipe, ele também se torna parte do time. E fica bem mais fácil valorizar o potencial de cada um quando ficam evidentes as facilidades, vulnerabilidades e dificuldades de cada profissional.

3) Priorize relações de confiança. O escritório tem de ser um lugar de acolhimento e as relações de trabalho precisam ser incentivadas da forma mais saudável possível. O essencial é que a equipe se apoie, já que todos estão trabalhando para o mesmo resultado. Neste sentido, as lideranças têm o desafio de evitar a competitividade tóxica. Assim, todos vão se sentir à vontade para contribuir com ideias, propostas e experiências.

4) Incentive o aprendizado. O desenvolvimento de um colaborador traz consequências positivas para toda a equipe. E para que a empresa seja coerente com o mundo atual, é fundamental que todos estejam dispostos a aprender, inclusive o líder, que deve também adotar uma postura de aprendiz. Assim, ele mostra na prática os benefícios que a atualização de conhecimentos é capaz de trazer. Lembre-se que o aprendizado constante é um forte estímulo aos indivíduos. E a empresa mostra que acredita em seus colaboradores quando incentiva o desenvolvimento de cada um.

5) Escute e esteja disposto a ajudar. Um bom líder é aquele que também está disposto a ouvir o que os outros têm a dizer. Essa prática é capaz de proporcionar diversos benefícios para a gestão. Ela abre portas para um maior engajamento da equipe. Além disso, produz grande melhora da comunicação interna, e é um excelente antídoto para ruídos e desentendimentos.

6) Seja exemplo. A melhor maneira de implementar as medidas necessárias ao bom andamento do trabalho em equipe acontece quando elas começam pela própria liderança. Dessa forma, além de estar alinhado com o time, o gestor também consegue mostrar que as ações propostas são eficazes. Quando a mudança começa por você, a relação de confiança, admiração e parceria entre liderança e colaboradores torna-se ainda mais forte.

Sobre a autora: Deise Carvalho é Gerente de Marketing da GA.MA ITALY

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
Resultado
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
Gás Natural
Comgás recebe 41 propostas em chamada pública para aquis...
10/07/25
Pessoas
Lucas Mota de Lima assume gerência executiva da ABPIP
10/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.