Ghosting: psicólogo tira dúvidas sobre a nova tortura psicológica da indiferença

07/07/2022 11:35

(0) (0) (0) (0) Visualizações: 12140

De acordo com André, o ghosting acontece quando alguém para de falar com você sem qualquer explicação. "Um dia a pessoa está ok com você, no outro, ela some. Infelizmente, é um fenômeno comum nos dias de hoje. Isso acaba gerando muita angústia e dor, não deixa de ser um abuso psicológico", explicou.

Segundo o especialista, existem algumas causas para que algumas pessoas pratiquem esse tipo de comportamento tão danoso.

"Para evitar conflitos e confrontos; porque é conveniente. Sabem que quando vão atrás, conseguem o que querem; Porque não sabem como se sentem e preferem não se aprofundar em suas próprias emoções; Não estão mais interessado no relacionamento e genuinamente acreditam que estão gerando menos dor sumindo, em vez de ser honesto; Acreditam que já deixou claro que não está mais querendo manter vínculos com você, mas, entende que você não aceita", disse.

Conforme o psicólogo, para muitos, o ghosting pode desencadear feridas de apego da infância e trazer memórias reprimidas de emoções negligência e abandono. "Isso pode deixar um sentimento de profunda dor, angústia e sentimento de rejeição", afirmou.

No entanto, para André, é necessário entender que esse comportamento não é sobre quem recebe e sim sobre quem o pratica. "Diga a si mesmo que incapacidade de se comunicar com os sentimentos dolorosos e medos de realizar um fechamento, é sobre eles, não sobre você", ponderou.
 

Sobre André Barbosa

O psicólogo e escritor Dr. André Barbosa é formado em psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor), especializado em terapia cognitivo-comportamental pela UniChristus, graduado em Administração e Marketing pela Estácio e em Business Communication pela Universidade de Cambridge no Reino Unido.

Também é autor de 6 livros sobre depressão, comportamento, qualidade do sono e desafios emocionais, ciúmes e transtorno de personalidade boderline. Já foi colunista no Jornal Tribuna do Ceará. Além disso, é professor do curso de Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental da IEMB e professor de inteligência emocional da MEGE.

Nas Redes Socias, André Barbosa é dono dos perfis @opsicologo, com mais de 290 mil seguidores, e @freudofficial, com mais de 760 mil.

Fonte: Redação TN com assessoria

 

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21