Da solidão à solitude: é hora de redefinir as conexões humanas

24/09/2024 10:45

(0) (0) (0) (0) Visualizações: 1069

Os brasileiros são os mais solitários do mundo! Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, metade da população alega sentir solidão e melancolia com frequência, contribuindo para acentuar doenças como a depressão e ansiedade. Mas como lidar positivamente com esse sentimento? Quem ensina a compreendê-lo e transformá-lo em solitude, ou seja, desfrutar da própria companhia de forma leve e feliz, é o psicólogo Marcos Lacerda no livro Entrevista com a solidão.

Nesta obra publicada pela Latitude, o especialista em relacionamentos, com mais de 30 anos de experiência em consultório, mostra aos leitores que é possível superar o medo da solidão e tornar cada momento particular uma oportunidade de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e de bem-estar mental. O autor alerta que, para lidar com esse estado, é preciso igualmente viver os momentos de quietude para desfrutar da própria companhia – isso ajuda a evitar picos de irritação, intolerância e distanciamento do que existe de melhor em cada um.

A solitude, muitas vezes confundida com a solidão, aparece como um antídoto importante para o excesso de estímulos e emoções que vivemos hoje [...] Ela proporciona o cenário perfeito para a introspecção sem a dor que consome os solitários. Quando nos distanciamos das opiniões e expectativas externas, temos a oportunidade de nos reconectar com nossos desejos, valores e sonhos.
Ao encarar o vazio interior sem medo das dores que ele provoca, muitos acabam descobrindo mais sobre si mesmos e sobre o que realmente importa na existência. Afinal, não precisar da presença do outro para validar meus momentos de felicidade não é egoísmo, é autoconhecimento.
(Entrevista com a solidão, p. 37)

O escritor também propõe uma reflexão sobre como a era virtual pode intensificar a sensação de isolamento. Marcos Lacerda explora como as redes sociais e a tecnologia, que prometem conectar pessoas ao redor do mundo, frequentemente resultam em conexões superficiais e aumentam a sensação de vazio. Ele sugere que, ao invés de buscar validação por meio de curtidas e comentários, é preciso focar em interações humanas genuínas e de qualidade nas redes. “Somos, por natureza, seres sociais. Com isso, perder conexões significativas pode comprometer nossa saúde, bem-estar e até mesmo nossa identidade”, explica o psicólogo.

Criador de um dos maiores canais do Youtube sobre comportamento, Nós da Questão, com 2,23 milhões de inscritos, Lacerda traz para o livro dicas de meditação e exercícios para o leitor fazer. Listar o que sente quando está sozinho, nominar os amigos que fez ao longo da vida e aprender a despir “a armadura” emocional e abraçar vulnerabilidades são alguns dos insights apresentados na forma de orientações práticas. Assim, Entrevista com a solidão oferece informações e ferramentas importantes para superar o temor do isolamento, abraçar a solitude e alcançar uma saúde emocional duradoura.

Sobre o autor: Marcos Lacerda é psicólogo e influenciador digital. Nascido em João Pessoa, Paraíba, é mestre em Psicologia Social. Atende em sua clínica particular desde 1993. Dono do canal Nós da Questão, no YouTube, com mais de 2,23 milhão de seguidores, Marcos quer democratizar a psicologia pela internet, levando as pessoas a refletirem sobre as próprias emoções e a repensarem seus relacionamentos afetivos. Seu trabalho é ferramenta para um verdadeiro despertar para a busca da qualidade de vida. 

Redes Sociais
Instagram@mrmarcoslacerda
YouTubeNós da Questão
TikTok: @nosdaquestao

Sobre a editora: A Latitude marcou um novo ciclo da VR Editora. Voltado ao aprimoramento pessoal e dedicada ao público adulto. Foi por meio do autor e psicólogo Marcos Lacerda que a Latitude deixou a sua marca nesse gênero literário cuja missão é provocar nos leitores uma mudança de vida por meio da reflexão sobre diferentes temas, como: saúde mental, finanças pessoais, negócios, espiritualidade, sociedade, empoderamento feminino entre outros. Desse modo, Latitude pretende ser uma bússola por meio da qual cada leitor possa encontrar sua rota em direção um futuro promissor. Acompanhe a Latitude no Instagram: @latitudelivros

Fonte: assessoria

Foto: Helton Nobrega - Divulgação | VR Editora - Latitude
 

 

 

 

 

 

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21