A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) realizou o Canada Day 2024, cujo objetivo é fornecer oportunidades para jovens brasileiros que desejam fazer intercâmbio, estudar e conhecer as oportunidades do mercado de trabalho do Canadá. O evento contou com a presença de representantes do Consulado Geral do Canadá no Brasil, que destacaram a eficiência no processamento de vistos, permitindo que os estudantes iniciem seus estudos no país.
Durante o evento, especialistas de diversas universidades e instituições de ensino do Canadá compartilharam informações e trouxeram esclarecimentos para estudantes, oferecendo uma visão abrangente sobre as oportunidades disponíveis.
O Canadá lidera a lista de destinos mais procurados pelos brasileiros para estudos no exterior. De acordo com a Pesquisa Belta de 2023, divulgada pela Associação Brasileira das Agências de Intercâmbio, o número de estudantes brasileiros que buscaram o exterior cresceu 18% em 2022 em relação ao período pré-pandemia. Isso ocorre porque a região oferece uma excelente qualidade de vida, segurança, e opções acadêmicas, além de oportunidades de trabalho durante e após os estudos, e ainda a possibilidade de obter residência permanente no Canadá.
As instituições
O Canada Day contou com a participação de oito instituições durante dois dias de evento, onde estudantes e interessados em ampliar seus conhecimentos no Canadá puderam conhecer essas entidades e tirar dúvidas sobre os processos.
Para quem está interessado em áreas como Tecnologia e Negócios, as oportunidades estão distribuídas entre diversas instituições renomadas, como a Algonquin College, localizada em Ottawa, Sault College, em Sault Ste. Marie, e a NorQuest College, em Edmonton.
Já o NAIT, também localizado em Edmonton, além de oferecer programas inovadores em Tecnologia, disponibiliza ótimas oportunidades nas áreas de Saúde e Recursos Naturais.
A Niagara College, situada na região de Niagara-on-the-Lake e Welland, apresentou seus cursos de Hospitalidade e Turismo. Já para quem procura especialização em Agricultura, Meio Ambiente e Negócios, a Lankeland College, em Vermilion e Lloydminster, é uma das opções.
A Lester B. Pearson School Board, em Montreal, proporciona educação bilíngue voltada ao ensino superior. Há também a Languages Canada, uma associação nacional sem fins lucrativos, que promove o ensino de inglês e francês em diversas escolas do Canadá.
“Estamos falando de uma população canadense que estuda muito, seja em formação em college, graduação, mestrado ou doutorado. Quanto maior o tempo de estudo, isso vai refletir no salário. O Canadá sabe ensinar para pessoas que falam outra língua,” ressalta Diego Sanchez, diretor de Assuntos Internacionais da Languages Canada.
Preparação da viagem e documentação necessária
Para quem está pensando em estudar no Canadá, é essencial ficar atento aos prazos para inscrição oferecidas pelas instituições e à preparação da documentação, como o envio do histórico escolar, resultados de testes de inglês e comprovação de renda necessária. As instituições presentes no evento destacaram a importância de começar o processo de aplicação com antecedência, assim que cada universidade abrir suas inscrições.
Além disso, para obter um visto de estudante para o Canadá é necessário seguir uma série de etapas após receber a carta de aceitação da instituição de ensino e da bolsa. Existem diferentes tipos de visto, cada um adequado a situações específicas: o SX-1, para cursos de curta duração (até 24 semanas), que requer uma carta de aceitação; o V-1, um visto de turismo que também pode ser utilizado para cursos de até 24 semanas; e o S-1 Study Permit, necessário para cursos superiores a 24 semanas.
Para agilizar o processo, é recomendável buscar o auxílio de uma agência de intercâmbio que oferece orientação e acompanhamento durante todas as etapas. Além da carta de aceitação, é preciso ter um passaporte válido por pelo menos seis meses, demonstrar vínculos familiares no país de origem, comprovar a capacidade financeira para se sustentar no Canadá durante o período de estudo e enviar toda a documentação necessária, detalhando os planos de viagem. Para cursos com duração superior a seis meses, um exame médico também é exigido.
Air Canada
Para ajudar os estudantes a terem mais opções de voos para o país norte-americano, a Air Canada passará a disponibilizar, a partir de dezembro, voos diários do Brasil para Montreal, aumentando a conveniência e facilitando o planejamento da viagem.
De acordo com Hugo Silva Franco, gerente de Contas de Vendas da Air Canada, a empresa oferece tarifas especiais para estudantes em parceria com instituições educacionais. “Além das ofertas, os voos noturnos permitem que o passageiro chegue cedo ao seu destino, facilitando a conexão com diversas províncias e cidades”, explica.
Para assistir ao evento, basta acessar a playlist de vídeos de cada instituição no canal do YouTube.
Fonte: Por Pedro Augusto, via IN
Imagem : Foto de Buro Millennial via pexels
Fale Conosco
21